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Title: “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB.
Other Titles: “With my bodoque I shake the arrow, with my arrow I will shoot”: experience reports of pedagogical visits to the indigenous village São Francisco-Baía da Traição-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Juliana Barros de.
Keywords: Visitas pedagógicas a aldeias indígenas;Aldeia Indígena São Francisco - Baía da Traição-PB;Indígenas - Baía da Traição - PB;Paraíba - indígenas da Baía da Traição;Terras indígenas - Paraíba;Território indígena - visita;Observação participante;Povos originários - alteridade;Povos indígenas;Ensino de História - visita a aldeia indígena;Índios - Paraíba;Pedagogical visits to indigenous villages;São Francisco Indigenous Village - Baía da Traição-PB;Indigenous people - Baía da Traição - PB;Paraíba - indigenous people of Baía da Traição;Indigenous lands - Paraíba;Indigenous territory - visit;Participant observation;Original peoples - otherness;Indian people;Teaching History - visit to the indigenous village;Indians - Paraíba
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Juliana Barros de. “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 56-66. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078
???metadata.dc.description.resumo???: Na vivência em sala de aula com o componente curricular de História, nos deparamos com conteúdos acerca da História do Brasil e menções aos povos indígenas. Por vezes, os estudantes que cumpriram etapas anteriores do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo da Educação Superior chegam, ao final de seu percurso pedagógico, com ideias estereotipadas sobre os povos indígenas, ao ponto até mesmo de desconhecerem o fato de que existem terras indígenas demarcadas no Estado da Paraíba, inclusive, em municípios próximos de João Pessoa. Por essa razão, percebemos que aprender sobre os povos indígenas é mais do que apenas ler um texto sobre eles: é visitar o seu território, é observar suas práticas e vivências culturais in loco, é conhece-los para respeitá-los. Nesse sentido, as aulas de campo ou visitas a aldeias indígenas se revestem como uma espécie de ferramenta pedagógica capaz de colocar em contato a realidade dos estudantes com os remanescentes dos povos originários de nossa terra. Desse modo, este trabalho apresenta-se com o objetivo de relatar experiências de visitas de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Superior à aldeia indígena São Francisco, situada em Bahia da Traição-PB, nos meses de maio e novembro de 2018. Dessa maneira, busca-se tecer um relato comparativo entre os dois momentos, realizados pela mesma docente, em que, através da metodologia da observação participante, foram tratadas questões de natureza histórica e reflexões acerca do respeito e alteridade em relação aos povos originários do Brasil, bem como desmistificar elementos relativos à cultura e outros aspectos relacionados aos povos indígenas. Ao final das experiências vivenciadas, percebeu-se que os estudantes, ao desenvolverem seus relatórios e atividades pedidas após a visita, constituíram para si uma imagem do que é ser índio no Brasil, nos dias atuais, ressaltando elementos como as dificuldades e preconceitos que esses povos ainda enfrentam. Assim, pela temática trabalhada, observa-se que este escrito adequa-se ao grupo de trabalho “Os povos indígenas na História do Brasil: uma perspectiva para o uso de fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica”, ressaltando que, a partir de uma experiência de ensino de História relacionada aos povos indígenas foi possível propor esta pesquisa calcada nos relatos de experiência.
Keywords: Visitas pedagógicas a aldeias indígenas
Aldeia Indígena São Francisco - Baía da Traição-PB
Indígenas - Baía da Traição - PB
Paraíba - indígenas da Baía da Traição
Terras indígenas - Paraíba
Território indígena - visita
Observação participante
Povos originários - alteridade
Povos indígenas
Ensino de História - visita a aldeia indígena
Índios - Paraíba
Pedagogical visits to indigenous villages
São Francisco Indigenous Village - Baía da Traição-PB
Indigenous people - Baía da Traição - PB
Paraíba - indigenous people of Baía da Traição
Indigenous lands - Paraíba
Indigenous territory - visit
Participant observation
Original peoples - otherness
Indian people
Teaching History - visit to the indigenous village
Indians - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica.

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