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dc.description.resumoNa vivência em sala de aula com o componente curricular de História, nos deparamos com conteúdos acerca da História do Brasil e menções aos povos indígenas. Por vezes, os estudantes que cumpriram etapas anteriores do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo da Educação Superior chegam, ao final de seu percurso pedagógico, com ideias estereotipadas sobre os povos indígenas, ao ponto até mesmo de desconhecerem o fato de que existem terras indígenas demarcadas no Estado da Paraíba, inclusive, em municípios próximos de João Pessoa. Por essa razão, percebemos que aprender sobre os povos indígenas é mais do que apenas ler um texto sobre eles: é visitar o seu território, é observar suas práticas e vivências culturais in loco, é conhece-los para respeitá-los. Nesse sentido, as aulas de campo ou visitas a aldeias indígenas se revestem como uma espécie de ferramenta pedagógica capaz de colocar em contato a realidade dos estudantes com os remanescentes dos povos originários de nossa terra. Desse modo, este trabalho apresenta-se com o objetivo de relatar experiências de visitas de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Superior à aldeia indígena São Francisco, situada em Bahia da Traição-PB, nos meses de maio e novembro de 2018. Dessa maneira, busca-se tecer um relato comparativo entre os dois momentos, realizados pela mesma docente, em que, através da metodologia da observação participante, foram tratadas questões de natureza histórica e reflexões acerca do respeito e alteridade em relação aos povos originários do Brasil, bem como desmistificar elementos relativos à cultura e outros aspectos relacionados aos povos indígenas. Ao final das experiências vivenciadas, percebeu-se que os estudantes, ao desenvolverem seus relatórios e atividades pedidas após a visita, constituíram para si uma imagem do que é ser índio no Brasil, nos dias atuais, ressaltando elementos como as dificuldades e preconceitos que esses povos ainda enfrentam. Assim, pela temática trabalhada, observa-se que este escrito adequa-se ao grupo de trabalho “Os povos indígenas na História do Brasil: uma perspectiva para o uso de fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica”, ressaltando que, a partir de uma experiência de ensino de História relacionada aos povos indígenas foi possível propor esta pesquisa calcada nos relatos de experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.title“Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078-
dc.date.accessioned2024-03-14T18:37:01Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T18:37:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectVisitas pedagógicas a aldeias indígenaspt_BR
dc.subjectAldeia Indígena São Francisco - Baía da Traição-PBpt_BR
dc.subjectIndígenas - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectParaíba - indígenas da Baía da Traiçãopt_BR
dc.subjectTerras indígenas - Paraíbapt_BR
dc.subjectTerritório indígena - visitapt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectPovos originários - alteridadept_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino de História - visita a aldeia indígenapt_BR
dc.subjectÍndios - Paraíbapt_BR
dc.subjectPedagogical visits to indigenous villagespt_BR
dc.subjectSão Francisco Indigenous Village - Baía da Traição-PBpt_BR
dc.subjectIndigenous people - Baía da Traição - PBpt_BR
dc.subjectParaíba - indigenous people of Baía da Traiçãopt_BR
dc.subjectIndigenous lands - Paraíbapt_BR
dc.subjectIndigenous territory - visitpt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.subjectOriginal peoples - othernesspt_BR
dc.subjectIndian peoplept_BR
dc.subjectTeaching History - visit to the indigenous villagept_BR
dc.subjectIndians - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Juliana Barros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“With my bodoque I shake the arrow, with my arrow I will shoot”: experience reports of pedagogical visits to the indigenous village São Francisco-Baía da Traição-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliana Barros de. “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 56-66. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica.

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COM MEU BODOQUE EU SACUDO A FLECHA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2019.pdf“Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2019415.1 kBAdobe PDFView/Open


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