Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Na vivência em sala de aula com o componente curricular de História, nos deparamos com conteúdos acerca da História do Brasil e menções aos povos indígenas. Por vezes, os estudantes que cumpriram etapas anteriores do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo da Educação Superior chegam, ao final de seu percurso pedagógico, com ideias estereotipadas sobre os povos indígenas, ao ponto até mesmo de desconhecerem o fato de que existem terras indígenas demarcadas no Estado da Paraíba, inclusive, em municípios próximos de João Pessoa. Por essa razão, percebemos que aprender sobre os povos indígenas é mais do que apenas ler um texto sobre eles: é visitar o seu território, é observar suas práticas e vivências culturais in loco, é conhece-los para respeitá-los. Nesse sentido, as aulas de campo ou visitas a aldeias indígenas se revestem como uma espécie de ferramenta pedagógica capaz de colocar em contato a realidade dos estudantes com os remanescentes dos povos originários de nossa terra. Desse modo, este trabalho apresenta-se com o objetivo de relatar experiências de visitas de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Superior à aldeia indígena São Francisco, situada em Bahia da Traição-PB, nos meses de maio e novembro de 2018. Dessa maneira, busca-se tecer um relato comparativo entre os dois momentos, realizados pela mesma docente, em que, através da metodologia da observação participante, foram tratadas questões de natureza histórica e reflexões acerca do respeito e alteridade em relação aos povos originários do Brasil, bem como desmistificar elementos relativos à cultura e outros aspectos relacionados aos povos indígenas. Ao final das experiências vivenciadas, percebeu-se que os estudantes, ao desenvolverem seus relatórios e atividades pedidas após a visita, constituíram para si uma imagem do que é ser índio no Brasil, nos dias atuais, ressaltando elementos como as dificuldades e preconceitos que esses povos ainda enfrentam. Assim, pela temática trabalhada, observa-se que este escrito adequa-se ao grupo de trabalho “Os povos indígenas na História do Brasil: uma perspectiva para o uso de fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica”, ressaltando que, a partir de uma experiência de ensino de História relacionada aos povos indígenas foi possível propor esta pesquisa calcada nos relatos de experiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T18:37:01Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T18:37:01Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Visitas pedagógicas a aldeias indígenas | pt_BR |
dc.subject | Aldeia Indígena São Francisco - Baía da Traição-PB | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Baía da Traição - PB | pt_BR |
dc.subject | Paraíba - indígenas da Baía da Traição | pt_BR |
dc.subject | Terras indígenas - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Território indígena - visita | pt_BR |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Povos originários - alteridade | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - visita a aldeia indígena | pt_BR |
dc.subject | Índios - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical visits to indigenous villages | pt_BR |
dc.subject | São Francisco Indigenous Village - Baía da Traição-PB | pt_BR |
dc.subject | Indigenous people - Baía da Traição - PB | pt_BR |
dc.subject | Paraíba - indigenous people of Baía da Traição | pt_BR |
dc.subject | Indigenous lands - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Indigenous territory - visit | pt_BR |
dc.subject | Participant observation | pt_BR |
dc.subject | Original peoples - otherness | pt_BR |
dc.subject | Indian people | pt_BR |
dc.subject | Teaching History - visit to the indigenous village | pt_BR |
dc.subject | Indians - Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Juliana Barros de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “With my bodoque I shake the arrow, with my arrow I will shoot”: experience reports of pedagogical visits to the indigenous village São Francisco-Baía da Traição-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Barros de. “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 56-66. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COM MEU BODOQUE EU SACUDO A FLECHA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2019.pdf | “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2019 | 415.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.