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dc.description.resumoAs experiências de escolarização indígena em terras brasileiras datam do início da colonização portuguesa. De lá para cá, o objetivo do Estado tem se voltado para um mesmo projeto: converter os indígenas em fiéis da Igreja, a fim de que expandissem a fé cristã e torná-los aptos ao trabalho próprio da civilização. No sentido em que a história tradicional sempre mostrou os povos indígenas como indivíduos brutos e selvagens, faz-se necessário buscar conhecer qual é a visão dos índios sobre sua própria história. Assim o trabalho em questão trata das primeiras análises feitas pelos projetos O Ensino de História no contexto da Educação Escolar Indígena Potiguara da Paraíba-PB, produto de uma tese de doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em História da UFG e de pesquisas realizadas pelo Grupo Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba/UFPB. Com ações direcionadas nas escolas indígenas potiguara, da Baía da Traição/PB, a pesquisa teve como objetivo identificar como tem se efetivado a relação dos estudantes Potiguara com o Ensino de História e como eles narram e representam aquela que eles aprenderam e conhecem como sendo a história da sua comunidade. Para isso, além do levantamento bibliográfico e documental a respeito das legislações federal e estadual sobre o sistema de ensino básico, foram também aplicados questionários junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Akajutibiró, como forma de identificar a percepção que os alunos têm de sua história. Um dos pontos chaves do questionário foi a solicitação de que os alunos se representassem em forma de desenho, e os resultados têm mostrado que, ao contrário do que muito se pensa, os alunos indígenas têm sim consciência de sua pertença e de sua própria história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleComunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história?pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079-
dc.date.accessioned2024-03-14T18:48:56Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T18:48:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígena Potiguara - Paraíbapt_BR
dc.subjectEscolarização indígenapt_BR
dc.subjectHistória indígena - Brasilpt_BR
dc.subjectVisão indígena sobre sua históriapt_BR
dc.subjectBaía da Traição - PB - escolas indígenaspt_BR
dc.subjectAuto representação indígena - desenhospt_BR
dc.subjectRepresentação por desenhospt_BR
dc.subjectPertencimento indígena - estudantes potiguarapt_BR
dc.subjectGrupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíbapt_BR
dc.subjectPotiguara Indigenous School Education - Paraíbapt_BR
dc.subjectIndigenous schoolingpt_BR
dc.subjectIndigenous history - Brazilpt_BR
dc.subjectIndigenous view of their historypt_BR
dc.subjectBaía da Traição - PB - indigenous schoolspt_BR
dc.subjectIndigenous self-representation - drawingspt_BR
dc.subjectRepresentation by drawingspt_BR
dc.subjectIndigenous belonging - Potiguara studentspt_BR
dc.subjectAbaiara Group - Indigenous Studies of Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vânia Cristina da.-
dc.creatorBORGES, Cláudia Cristina do Lago.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOral communication “I learn about old subjects”: what do Potiguara students learn in history classes?pt_BR
dc.identifier.citationSILVA,Vânia Cristina da; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 44-55. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica.

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EU APRENDO SOBRE ASSUNTOS ANTIGOS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2019.pdfComunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2019463.02 kBAdobe PDFView/Open


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