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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | As experiências de escolarização indígena em terras brasileiras datam do início da colonização portuguesa. De lá para cá, o objetivo do Estado tem se voltado para um mesmo projeto: converter os indígenas em fiéis da Igreja, a fim de que expandissem a fé cristã e torná-los aptos ao trabalho próprio da civilização. No sentido em que a história tradicional sempre mostrou os povos indígenas como indivíduos brutos e selvagens, faz-se necessário buscar conhecer qual é a visão dos índios sobre sua própria história. Assim o trabalho em questão trata das primeiras análises feitas pelos projetos O Ensino de História no contexto da Educação Escolar Indígena Potiguara da Paraíba-PB, produto de uma tese de doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em História da UFG e de pesquisas realizadas pelo Grupo Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba/UFPB. Com ações direcionadas nas escolas indígenas potiguara, da Baía da Traição/PB, a pesquisa teve como objetivo identificar como tem se efetivado a relação dos estudantes Potiguara com o Ensino de História e como eles narram e representam aquela que eles aprenderam e conhecem como sendo a história da sua comunidade. Para isso, além do levantamento bibliográfico e documental a respeito das legislações federal e estadual sobre o sistema de ensino básico, foram também aplicados questionários junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Akajutibiró, como forma de identificar a percepção que os alunos têm de sua história. Um dos pontos chaves do questionário foi a solicitação de que os alunos se representassem em forma de desenho, e os resultados têm mostrado que, ao contrário do que muito se pensa, os alunos indígenas têm sim consciência de sua pertença e de sua própria história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T18:48:56Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T18:48:56Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena Potiguara - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Escolarização indígena | pt_BR |
dc.subject | História indígena - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Visão indígena sobre sua história | pt_BR |
dc.subject | Baía da Traição - PB - escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Auto representação indígena - desenhos | pt_BR |
dc.subject | Representação por desenhos | pt_BR |
dc.subject | Pertencimento indígena - estudantes potiguara | pt_BR |
dc.subject | Grupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Potiguara Indigenous School Education - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Indigenous schooling | pt_BR |
dc.subject | Indigenous history - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Indigenous view of their history | pt_BR |
dc.subject | Baía da Traição - PB - indigenous schools | pt_BR |
dc.subject | Indigenous self-representation - drawings | pt_BR |
dc.subject | Representation by drawings | pt_BR |
dc.subject | Indigenous belonging - Potiguara students | pt_BR |
dc.subject | Abaiara Group - Indigenous Studies of Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Vânia Cristina da. | - |
dc.creator | BORGES, Cláudia Cristina do Lago. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Oral communication “I learn about old subjects”: what do Potiguara students learn in history classes? | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA,Vânia Cristina da; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 44-55. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica. |
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EU APRENDO SOBRE ASSUNTOS ANTIGOS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2019.pdf | Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2019 | 463.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
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