Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
Title: Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
Other Titles: Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil.
???metadata.dc.creator???: MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTENEGRO, Jose Benjamim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook.
Keywords: Ensino de História;Livro didático;Relação polifônica;O Alienista - Machado de Assis;Loucura - Machado de Assis;História e Literatura;Texto literário;Texto polifônico;História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático;Mikhail Bakhtin - polifonia;Dialogismo - Mikhail Bakhtin;Polifonia - Mikhail Bakhtin;Carnavalização - Mikhail Bakhtin;Teaching History;Textbook;Polyphonic relationship;The Alienist - Machado de Assis;Madness - Machado de Assis;History and Literature;Literary text;Polyphonic text;History of Caves to the Third Millennium - Textbook;Mikhail Bakhtin - polyphony;Dialogism - Mikhail Bakhtin;Polyphony - Mikhail Bakhtin;Carnivalization - Mikhail Bakhtin
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores.
Keywords: Ensino de História
Livro didático
Relação polifônica
O Alienista - Machado de Assis
Loucura - Machado de Assis
História e Literatura
Texto literário
Texto polifônico
História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático
Mikhail Bakhtin - polifonia
Dialogismo - Mikhail Bakhtin
Polifonia - Mikhail Bakhtin
Carnavalização - Mikhail Bakhtin
Teaching History
Textbook
Polyphonic relationship
The Alienist - Machado de Assis
Madness - Machado de Assis
History and Literature
Literary text
Polyphonic text
History of Caves to the Third Millennium - Textbook
Mikhail Bakhtin - polyphony
Dialogism - Mikhail Bakhtin
Polyphony - Mikhail Bakhtin
Carnivalization - Mikhail Bakhtin
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdfÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 200317.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.