Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAES, A. G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.contributor.advisor1IDARANHA, G. B.pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Jose Benjamim.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook.-
dc.contributor.referee2IDVASCONCELOS, S. M. C. L. F.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleTexto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083-
dc.date.accessioned2024-03-14T21:15:59Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T21:15:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRelação polifônicapt_BR
dc.subjectO Alienista - Machado de Assispt_BR
dc.subjectLoucura - Machado de Assispt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectTexto polifônicopt_BR
dc.subjectHistória das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didáticopt_BR
dc.subjectMikhail Bakhtin - polifoniapt_BR
dc.subjectDialogismo - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectPolifonia - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectCarnavalização - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPolyphonic relationshippt_BR
dc.subjectThe Alienist - Machado de Assispt_BR
dc.subjectMadness - Machado de Assispt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectPolyphonic textpt_BR
dc.subjectHistory of Caves to the Third Millennium - Textbookpt_BR
dc.subjectMikhail Bakhtin - polyphonypt_BR
dc.subjectDialogism - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectPolyphony - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.subjectCarnivalization - Mikhail Bakhtinpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, Ádamo Guedes Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdfÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 200317.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.