Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
Title: | Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. |
Other Titles: | Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | MORAES, Ádamo Guedes Santos de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARANHA, Gervácio Batista. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MONTENEGRO, Jose Benjamim. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook. |
Keywords: | Ensino de História;Livro didático;Relação polifônica;O Alienista - Machado de Assis;Loucura - Machado de Assis;História e Literatura;Texto literário;Texto polifônico;História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático;Mikhail Bakhtin - polifonia;Dialogismo - Mikhail Bakhtin;Polifonia - Mikhail Bakhtin;Carnavalização - Mikhail Bakhtin;Teaching History;Textbook;Polyphonic relationship;The Alienist - Machado de Assis;Madness - Machado de Assis;History and Literature;Literary text;Polyphonic text;History of Caves to the Third Millennium - Textbook;Mikhail Bakhtin - polyphony;Dialogism - Mikhail Bakhtin;Polyphony - Mikhail Bakhtin;Carnivalization - Mikhail Bakhtin |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores. |
Keywords: | Ensino de História Livro didático Relação polifônica O Alienista - Machado de Assis Loucura - Machado de Assis História e Literatura Texto literário Texto polifônico História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático Mikhail Bakhtin - polifonia Dialogismo - Mikhail Bakhtin Polifonia - Mikhail Bakhtin Carnavalização - Mikhail Bakhtin Teaching History Textbook Polyphonic relationship The Alienist - Machado de Assis Madness - Machado de Assis History and Literature Literary text Polyphonic text History of Caves to the Third Millennium - Textbook Mikhail Bakhtin - polyphony Dialogism - Mikhail Bakhtin Polyphony - Mikhail Bakhtin Carnivalization - Mikhail Bakhtin |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Linguística. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdf | ÁDAMO GUEDES SANTOS DE MORAES - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003 | 17.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.