Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CRUZ, F. S. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Luciano Mendoza de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, L. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MONTENEGRO, Jose Benjamim. | - |
dc.contributor.referee1ID | MONTENEGRO, J. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | FREITAS, Maria Liege. | - |
dc.contributor.referee2ID | FREITAS, M. L. | pt_BR |
dc.description.resumo | A ideia de fazer esta monografia sobre culturas afro-brasileiras no livro didático de historia me veio a cabeça a partir da observação de que, muitas pessoas próximas a min e que tem algumas dessas culturas como partes constituintes e fundamentais do seu cotidiano, não terem conhecimento sobre a historia de sua própria realidade. O conhecimento sobre a historia dessas praticas culturais, de que fazem parte grande parcela da população brasileira, gente de todas as idades e cores, que tem nessas praticas culturais um lugar de criação de subjetividades próprias, foi e e ainda negado a essas pessoas e as demais, pela via educacional, auxiliado pelo seu instrumento de apoio e de propagação do “verdadeiro conhecimento”, que e o livro didático. A partir desse aspecto me proponho a mostrar que o ensino de historia nos níveis Fundamental e Médio, através do seu objeto propagador de “verdades cientificas” que e o livro didático, contribuiu para a exclusão sócio-racial através do tradicionalismo e/ou omissão quanto a abordagens sobre praticas culturais, popularmente identificadas como “coisa de negro” e consequentemente inferiores, assim como eram consideradas e identificadas no seculo XIX e parte do seculo XX pelo código penal brasileiro como prova de vadiagem as pessoas identificadas como “capoeira”, ou fossem pegos praticando a capoeira em praça publica. Como a maioria dos seus praticantes era da etnia “negra”, foi fácil estabelecer tal associação e consagra-la em nossa sociedade de moral “branca”. No entanto, desfaze-la nunca foi a preocupação dos autores que escreveram a historia nos livros didáticos, nem antes nem agora, mesmo com toda influencia e ascensão de novas tendencias teórico-metodológicas na historiografia, como as leituras da historia das mentalidades, culturalistas, pós-estruturalistas, etc. A escrita de nossas culturas nas paginas dos livros didáticos de historia ainda não contribui para nos incluirmos nessa constatação de nossas realidades. O ensino de historia refocilou velhos laços de separação racial através dos seus modos de enfatizar a cultura, onde mitos e discriminações são reforçados ou então apenas deixados a segundo piano, pela ausência ou pela abordagem como apenas expressões artísticas. O trabalho esta estruturado em três capítulos. No primeiro faço uma discussão teórica respeito do conceito de cultura que irei abordar durante toda a construção desta monografia. Paralelamente a isto, vejo as consequências que algumas visões que predominaram na historia sobre o que e cultura, qual a sua conceituação verdadeira, trouxeram para se construírem algumas imagens sobre as culturas afro- brasileiras que ainda existem na nossa sociedade e que foram transmitidas aos livros didáticos de forma implícita. No segundo, faço uma trajetória histórica da educação desde um momento antes do golpe de 64 ate o final do seculo XX, tendo sempre como foco o motivo da não enfatização das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos. Para se fazer essa analise, tive que obrigatoriamente recorrer a uma analise de nossa conjuntura politica e social como ponto de partida. E no terceiro, analiso agora a escrita que as culturas afro-brasileiras começavam a se fazer observar nos livros didáticos desde o inicio do seculo XXI. Aqui não estabeleço uma analise aleatória, faço-a através de uma proposta governamental para a renovação da educação em todas as suas disciplinas. Logicamente me concentrei em buscar na parte destinada a historia, as propostas para se trabalhar com a cultura. Essas recomendações do Ministério da Educação estão armazenadas nos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste capitulo faço uma comparação entre os materiais didáticos que enfatizam as culturas afro- brasileiras, escritos já no seculo XXI, como também entre estes um livro da década de 90, que também trata do assunto. Aqui a comparação se da em termos do questionamento de que se tenha ocorrido um avanço no trato de tais culturas, apos as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de renovaçao e melhoria do ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2003-03 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T21:36:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-03-14T21:36:04Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Exclusão sócio-racial - educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas culturais afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.subject | Capoeira - cultura negra | pt_BR |
dc.subject | Negros - exclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Currículo e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Textbook - Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Socio-racial exclusion - education | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian cultural practices | pt_BR |
dc.subject | Racial prejudice | pt_BR |
dc.subject | Capoeira - black culture | pt_BR |
dc.subject | Blacks - educational exclusion | pt_BR |
dc.subject | National Curriculum Parameters | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian curriculum and culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CRUZ, Francisco Samuel Sales. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | From pais de santos to capoeiras: exclusion through education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CRUZ, Francisco Samuel Sales. De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO SAMUEL SALES CRUZ - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdf | Francisco Samuel Sales Cruz - TCC Lic. História CH 2003 | 22.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.