Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCRUZ, F. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Luciano Mendoza de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Jose Benjamim.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Maria Liege.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, M. L.pt_BR
dc.description.resumoA ideia de fazer esta monografia sobre culturas afro-brasileiras no livro didático de historia me veio a cabeça a partir da observação de que, muitas pessoas próximas a min e que tem algumas dessas culturas como partes constituintes e fundamentais do seu cotidiano, não terem conhecimento sobre a historia de sua própria realidade. O conhecimento sobre a historia dessas praticas culturais, de que fazem parte grande parcela da população brasileira, gente de todas as idades e cores, que tem nessas praticas culturais um lugar de criação de subjetividades próprias, foi e e ainda negado a essas pessoas e as demais, pela via educacional, auxiliado pelo seu instrumento de apoio e de propagação do “verdadeiro conhecimento”, que e o livro didático. A partir desse aspecto me proponho a mostrar que o ensino de historia nos níveis Fundamental e Médio, através do seu objeto propagador de “verdades cientificas” que e o livro didático, contribuiu para a exclusão sócio-racial através do tradicionalismo e/ou omissão quanto a abordagens sobre praticas culturais, popularmente identificadas como “coisa de negro” e consequentemente inferiores, assim como eram consideradas e identificadas no seculo XIX e parte do seculo XX pelo código penal brasileiro como prova de vadiagem as pessoas identificadas como “capoeira”, ou fossem pegos praticando a capoeira em praça publica. Como a maioria dos seus praticantes era da etnia “negra”, foi fácil estabelecer tal associação e consagra-la em nossa sociedade de moral “branca”. No entanto, desfaze-la nunca foi a preocupação dos autores que escreveram a historia nos livros didáticos, nem antes nem agora, mesmo com toda influencia e ascensão de novas tendencias teórico-metodológicas na historiografia, como as leituras da historia das mentalidades, culturalistas, pós-estruturalistas, etc. A escrita de nossas culturas nas paginas dos livros didáticos de historia ainda não contribui para nos incluirmos nessa constatação de nossas realidades. O ensino de historia refocilou velhos laços de separação racial através dos seus modos de enfatizar a cultura, onde mitos e discriminações são reforçados ou então apenas deixados a segundo piano, pela ausência ou pela abordagem como apenas expressões artísticas. O trabalho esta estruturado em três capítulos. No primeiro faço uma discussão teórica respeito do conceito de cultura que irei abordar durante toda a construção desta monografia. Paralelamente a isto, vejo as consequências que algumas visões que predominaram na historia sobre o que e cultura, qual a sua conceituação verdadeira, trouxeram para se construírem algumas imagens sobre as culturas afro- brasileiras que ainda existem na nossa sociedade e que foram transmitidas aos livros didáticos de forma implícita. No segundo, faço uma trajetória histórica da educação desde um momento antes do golpe de 64 ate o final do seculo XX, tendo sempre como foco o motivo da não enfatização das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos. Para se fazer essa analise, tive que obrigatoriamente recorrer a uma analise de nossa conjuntura politica e social como ponto de partida. E no terceiro, analiso agora a escrita que as culturas afro-brasileiras começavam a se fazer observar nos livros didáticos desde o inicio do seculo XXI. Aqui não estabeleço uma analise aleatória, faço-a através de uma proposta governamental para a renovação da educação em todas as suas disciplinas. Logicamente me concentrei em buscar na parte destinada a historia, as propostas para se trabalhar com a cultura. Essas recomendações do Ministério da Educação estão armazenadas nos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste capitulo faço uma comparação entre os materiais didáticos que enfatizam as culturas afro- brasileiras, escritos já no seculo XXI, como também entre estes um livro da década de 90, que também trata do assunto. Aqui a comparação se da em termos do questionamento de que se tenha ocorrido um avanço no trato de tais culturas, apos as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de renovaçao e melhoria do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDe pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa.pt_BR
dc.date.issued2003-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085-
dc.date.accessioned2024-03-14T21:36:04Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T21:36:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLivro didático - cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectExclusão sócio-racial - educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas culturais afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectCapoeira - cultura negrapt_BR
dc.subjectNegros - exclusão educacionalpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectCurrículo e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectTextbook - Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectSocio-racial exclusion - educationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian cultural practicespt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectCapoeira - black culturept_BR
dc.subjectBlacks - educational exclusionpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameterspt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian curriculum and culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCRUZ, Francisco Samuel Sales.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom pais de santos to capoeiras: exclusion through education.pt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, Francisco Samuel Sales. De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO SAMUEL SALES CRUZ - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdfFrancisco Samuel Sales Cruz - TCC Lic. História CH 200322.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.