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Title: Desafios e possibilidades dos professores para abordagem do tema solos no ensino fundamental anos finais.
Other Titles: Challenges and possibilities for teachers to approach the topic of soils in elementary school in the final years.
???metadata.dc.creator???: CLEMENTE, Maria Edjane de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Cleomaria Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Educação em solos;Solos – ensino fundamental;Ensino de ciências - solos;Pedologia e educação;Soil education;Soil education;Science teaching - soils;Pedology and education
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CLEMENTE, Maria Edjane de Lima. Desafios e possibilidades dos professores para abordagem do tema solos no ensino fundamental anos finais. 2023. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35092
???metadata.dc.description.resumo???: O solo é muito mais que um recurso natural: é um bem precioso, legado de toda a humanidade que com suas funções ambientais sustenta a vida no planeta Terra. Todavia, este componente integrador e essencial do Meio Ambiente, sustentáculo da vida, é passível de ser degradado perdendo sua capacidade de suporte e manutenção dos ciclos da vida, sendo urgente a disseminação desse conhecimento desde a Educação Básica, para uma formação transformadora que ressignifique a relação da criatura com o solo, a renovação de posturas e a adoção de práticas conservacionistas. Este trabalho objetivou identificar quais desafios e possibilidades os professores do Ensino Fundamental anos finais apresentam para trabalhar o tema e analisar como se dá a inserção dos conteúdos relativos ao solo nos livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências. A metodologia qualitativa constou da análise dos livros do 6º ano das disciplinas acima citadas e da coleta de dados através da aplicação de um questionário on line com os professores, da realização de algumas ações pedagógicas em uma escola da rede municipal de Monteiro- PB. Relativo à pesquisa nos livros didáticos, identificou-se que a forma como o tema solo é abordado é minimamente evidenciada e sem contextualização e a verbalização muitas vezes fica distante da realidade do alunado o que acaba dificultando o aprendizado. Dentre os desafios, os professores mencionaram tempo insuficiente para executar projetos sobre o solo e o pouco espaço dedicado ao assunto para uma abordagem mais expressiva sobre o solo. Dentre as possibilidades foram salientadas a importância da realização de campanhas de incentivo ao cuidado com o solo em sala de aula e fortalecimento das atividades de campo e extramuros. Evidencia-se a necessidade de instrumentalizar professores com formações continuadas na Educação em Solos e a produção de material didático e paradidático contextualizado sobre os solos do Semiárido para uma educação significativa e transformadora.
Abstract: Soil is much more than a natural resource: it is a precious asset, a legacy from all of humanity, whose environmental functions sustain life on planet Earth. However, this integrative and essential component of the environment, the mainstay of life, is susceptible to degradation, losing its capacity to support and maintain life cycles. It is urgent to disseminate this knowledge from primary school onwards, in order to provide a transformative education that gives new meaning to the creature's relationship with the soil, renewing attitudes and adopting conservationist practices. The aim of this study was to identify the challenges and possibilities that teachers in the final years of elementary school have in working with the subject, and to analyze how soil-related content is included in Geography and Science textbooks. The qualitative methodology consisted of analyzing the 6th grade textbooks of the subjects mentioned above and collecting data through the application of an online questionnaire with the teachers, carrying out some pedagogical actions in a municipal school in Monteiro, PB. In relation to the research on textbooks, it was found that the way in which the subject of soil is approached is minimally highlighted and without contextualization, and verbalization is often far removed from the reality of the students, which ends up making learning difficult. Among the challenges, the teachers mentioned insufficient time to carry out projects on soil and the little space dedicated to the subject for a more expressive approach to soil. Among the possibilities were the importance of holding campaigns to encourage care for the soil in the classroom and strengthening field and extramural activities. There is a need to provide teachers with continuing training in Soil Education and the production of contextualized didactic and paradidactic material on the soils of the semi-arid region for a meaningful and transformative education.
Keywords: Educação em solos
Solos – ensino fundamental
Ensino de ciências - solos
Pedologia e educação
Soil education
Soil education
Science teaching - soils
Pedology and education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35092
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