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Title: Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.
Other Titles: Science, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria José Bezerra dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DONATO, Eronides Câmara.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira.
Keywords: Ensino de História - livro didático;Livro didático de História;Representações de saberes culturais e normativo - livro didático;Saber normativo - escola moderna;Saber científico - livro didático de História;Ideais científicos - livro didático de História;Ciência e livros didáticos de História;Educação normativa;Teaching History - textbook;History textbook;Representations of cultural and normative knowledge - textbook;Normative knowledge - modern school;Scientific knowledge - History textbook;Scientific ideals - History textbook;Science and History textbooks;Normative education
Issue Date: Mar-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
???metadata.dc.description.resumo???: A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de le­lo através das informações e princípios científicos.
Keywords: Ensino de História - livro didático
Livro didático de História
Representações de saberes culturais e normativo - livro didático
Saber normativo - escola moderna
Saber científico - livro didático de História
Ideais científicos - livro didático de História
Ciência e livros didáticos de História
Educação normativa
Teaching History - textbook
History textbook
Representations of cultural and normative knowledge - textbook
Normative knowledge - modern school
Scientific knowledge - History textbook
Scientific ideals - History textbook
Science and History textbooks
Normative education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
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