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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
Title: | Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. |
Other Titles: | Science, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Maria José Bezerra dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AGRA DO Ó, Alarcon. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DONATO, Eronides Câmara. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira. |
Keywords: | Ensino de História - livro didático;Livro didático de História;Representações de saberes culturais e normativo - livro didático;Saber normativo - escola moderna;Saber científico - livro didático de História;Ideais científicos - livro didático de História;Ciência e livros didáticos de História;Educação normativa;Teaching History - textbook;History textbook;Representations of cultural and normative knowledge - textbook;Normative knowledge - modern school;Scientific knowledge - History textbook;Scientific ideals - History textbook;Science and History textbooks;Normative education |
Issue Date: | Mar-2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de lelo através das informações e princípios científicos. |
Keywords: | Ensino de História - livro didático Livro didático de História Representações de saberes culturais e normativo - livro didático Saber normativo - escola moderna Saber científico - livro didático de História Ideais científicos - livro didático de História Ciência e livros didáticos de História Educação normativa Teaching History - textbook History textbook Representations of cultural and normative knowledge - textbook Normative knowledge - modern school Scientific knowledge - History textbook Scientific ideals - History textbook Science and History textbooks Normative education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
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