Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042886706127812pt_BR
dc.contributor.advisor1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.advisor1IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308pt_BR
dc.contributor.referee1DONATO, Eronides Câmara.-
dc.contributor.referee1IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.description.resumoA motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de le­lo através das informações e princípios científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleCiência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.pt_BR
dc.date.issued2003-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096-
dc.date.accessioned2024-03-15T21:14:36Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T21:14:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de História - livro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectRepresentações de saberes culturais e normativo - livro didáticopt_BR
dc.subjectSaber normativo - escola modernapt_BR
dc.subjectSaber científico - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectIdeais científicos - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectCiência e livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectEducação normativapt_BR
dc.subjectTeaching History - textbookpt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectRepresentations of cultural and normative knowledge - textbookpt_BR
dc.subjectNormative knowledge - modern schoolpt_BR
dc.subjectScientific knowledge - History textbookpt_BR
dc.subjectScientific ideals - History textbookpt_BR
dc.subjectScience and History textbookspt_BR
dc.subjectNormative educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria José Bezerra dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeScience, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ BEZERRA DOS SANTOS - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2003..pdf Maria José Bezerra dos Santos - TCC Lic. História CH 20032.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.