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Title: A fábrica de sujeitos: a disciplina na educação.
Other Titles: The subject factory: discipline in education.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Clênio da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de.
Keywords: Disciplina na Educação;Processos disciplinares - Educação;Vigiar e Punir - Foucault;Disciplina - Foucault;Michel Foucault - disciplina;Educação e processos disciplinares;Hierarquia escolar - professor;Discipline in Education;Disciplinary processes - Education;Discipline and Punish - Foucault;Discipline - Foucault;Michel Foucault - discipline;Education and disciplinary processes;School hierarchy - teacher
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Clênio da Silva. A fábrica de sujeitos: a disciplina na educação. 2003. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35097
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta de se analisar os processos disciplinares como prováveis fabricantes de subjetividades e identidades tenta ultrapassar o enorme abismo maniqueista de um mundo bom e perfeito em detrimento de um outro cheio de erros e defeitos. Para tanto não me propus oferecer aqui outro universo para a educação. Se conseguirmos questionar essa grade (todo o aparato disciplinar) que hoje nos e imposta sem nos prendermos a tantas certezas ou verdades (que facilmente encontraremos no caminho a se oferecer) acredito que seguiremos, por enquanto, o melhor itinerário. Já que o mundo moderno transborda de certezas que não nos resolve, tentemos outros atalhos no intuito de colocarmos em espaço de tensão algumas questões pertinentes que se propõem serem eternas. Os horizontes destas linhas que despontam agora, pelejam nessas questões na tentativa de encontrar portas de entrada ou de saída numa releitura para uma “outra” educação. A tentativa e de perceber a” realidade” com olhos outro, pelos quais ainda não vimos. Olhos de cegos que sem ver imaginam como são. Na primeira parte deste trabalho estão as questões lançadas por Foucault no seu livro “Vigiar e Punir” principalmente na terceira parte desta obra intitulada “Disciplina”. A discussão de Foucault ali e em tomo de como se apresenta e se organiza a disciplina na educação (escola),nos processos penais (prisões) e nos sistemas de saúde (hospitais). Aqui nos coube conversar com essas analises (principalmente relacionadas a educação) logo no primeiro capítulo, de forma a termos nos outros dois capítulos alicerces e bases para nossas observações. Os recursos para um bom adestramento serão aqui levados em questão (ou serão a questão). O olhar do professor como um lugar que agencia e produz potencia poderá aqui ser capturado e problematizado. As sansões normatizadoras que em silencio invadem a experiência e a singularidade dos disciplinados nos levaram a outras discussões. Para findar a primeira parte do trabalho analisaremos o papel do Exame no contexto escolar. Esses três primeiros momentos de certa forma nos levarão a imagens de corpos governáveis que subordinadamente e cumplicemente agem e mudam de cor, de forma e de tom conforme os gritos do interfone disciplinar. Na segunda parte do trabalho discutirei as subjetividades que se gestam entre esses dois lugares:” disciplina e indisciplina”. Quais as características que comumente distinguem essas duas nomeclaturas, que caminhos(ou atalhos) levam um ser disciplinado a ser escrito como tal e quais desvias arremessam o individuo para a acracia(ou a não governamentabilidade).A pluralidade desses lugares nos ajudarão a perceber o que leva (que veiculo) um individuo num, determinado evento ser um “monstro” ou ser “ciborgue” como diria James Donald no seu livro A pedagogia dos Monstros. A discussão ,brevemente visitara a questão da liberdade e seus riscos de aplicação nesse contexto disciplinar. Por fim trataremos de conversar a respeito do resultado final de toda essa disciplinarização:” o sujeito educado”. Que tipo de educação se espera e que tipo de educação temos ao final, entenda-­se por ”final”o que a própria disciplina designa . o termino do período escolar. Essa discussão nos ajudara a perceber entre outras coisas o próprio sentido e o contra­-sentido da disciplina. Toda essa maquinaria quando esquadrinha tem um objetivo: multiplicar as formas do ser esquadrinhado. O que quero saber e como essas forças multiplicadas e aumentadas em potencia quando chegam ao outro lado da ponte esboçam fisionomia. Que cara tem a educação, eu digo educação no sentido de aprendizado adquirido. No que nos nos tomamos depois de obedecer (querendo ou não) toda essa mecânica de poder? Minha preocupação ao escrever estas linhas e ter acesso a um olhar mais distanciado do objeto observado Percebendo os movimentos alternados e constantes desses métodos disciplinares. Volto a insistir que isso nada tem que ver com a criação de outro lugar” perfeito” e sem erros para a educação mesmo porque excluir os erros ,ou melhor extermina­los, seria se achar por demais portador da verdade. A Proposta do trabalho limita­-se em questionar essa estrutura que nos envolve desde os nossos primeiros dias de jardim de infância ate os nossos maiores voos intelectuais. Insisto nessa tecla pois no mesmo seminário em que nasceu as indagações que agora vos apresento um colega do curso de historia ao final disparou esta perola: “não vá se querer agora que, de uma hora pra outra a disciplina e seus processos sejam extintos, não e?!”.0 meu trabalho passa longe disso (pelo menos por enquanto) esperando pelo menos que ao final tenhamos um material necessário para outras propostas dentro do mesmo universo. Discutamos então toda essa engrenagem que tem sido incorporada ao ensino, num movimento perpetuo onde indivíduos substituem uns aos outros num espaço escondido e vivo.
Keywords: Disciplina na Educação
Processos disciplinares - Educação
Vigiar e Punir - Foucault
Disciplina - Foucault
Michel Foucault - disciplina
Educação e processos disciplinares
Hierarquia escolar - professor
Discipline in Education
Disciplinary processes - Education
Discipline and Punish - Foucault
Discipline - Foucault
Michel Foucault - discipline
Education and disciplinary processes
School hierarchy - teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35097
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