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Title: Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu.
Other Titles: Reflection on the approach of the other represented with the appearance of the self.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DONATO, Eronides Câmara.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, José Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Célio Q. do
Keywords: Alteridade e diferenças;Trombadinha;Inclusão;Diferenças;Foucault - aulas no Collège de France 1975;Otherness and differences;Inclusion;Differences;Foucault - classes at the Collège de France 1975
Issue Date: 23-Apr-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho. Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu. 2004. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100
???metadata.dc.description.resumo???: A transformação pela qual vem passando o mundo globalizado onde a capacidade de processar e selecionar informações, a criatividade, a iniciativa, os novos conceitos a respeito de identidade, diferenças e interação social constituem matérias primas para diferenciar os indivíduos em sociedade, na qual a educação e convocada para expressar um novo tipo de estudo, no qual sejam consolidados valores éticos e democráticos. A formação educacional deve estar voltada para atender o mercado de trabalho, a flexibilidade, competitividade com élica e com o preparo do novo cidadão. Faz-se então necessário uma reavaliação metodológica da pratica educacional, principalmente no campo da historia, uma vez que novos discursos tem surgido nesta área de ensino. Neste trabalho especificamente, tenho como objetivo falar sobre diferenças, alteridade e inclusão, temas estes em total evidencia dentro da instabilidade discursiva pela qual passa o mundo e, por conseguinte, a educação. O estudo que fiz sobre estes temas, ainda que limitado, foi de extrema importância para minha vida, não só pessoal como também para minha vida de educadora. E como fundamentação teórica, eu utilizei as varias leituras que fiz durante o curso. No capitulo I, farei uma reflexão da minha vida acadêmica nesta instituição e suas contribuições para a minha formação como professora. No capitulo II, apresento uma reflexão teórica a partir dos textos: “O nome dos outros. Narrando alteridade a cultura e educação”, “Incluir para excluir” e as três aulas dadas por Foucault no College de France, em 19751. Finalmente, no capitulo III, falo sobre a flgura do “trombadinha” como um outro que representa um malestar na modemidade. Escolhi este tema porque e um assunto que me incomoda bastante e que as leituras feitas durante o curso, embora tenham aflorado bastante, não conseguiram mudar o meu modo de pensar.
Keywords: Alteridade e diferenças
Trombadinha
Inclusão
Diferenças
Foucault - aulas no Collège de France 1975
Otherness and differences
Inclusion
Differences
Foucault - classes at the Collège de France 1975
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100
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