Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35117
Title: | Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina no contexto da sala de aula do estágio da prática de ensino. |
Other Titles: | Gender and sexuality: fragments of masculine identity in the context of the teaching practice internship classroom. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Fabrício José Pimenta de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AGRA DO Ó, Alarcon. |
Keywords: | Gênero e sexualidade;Relatório de estágio supervisionado;Identidade masculina;Prática de ensino;Estudo de gênero;Gender and sexuality;Supervised internship report;Masculine identity;Teaching practice;Gender study |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Fabrício José Pimenta de. Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina no contexto da sala de aula do estágio da prática de ensino. 2002. 72f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35117 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente relatório é produto, no sentido formal, de uma das 3(três) avaliações no percurso do semestre de 2001.2 da Disciplina Prática de Ensino da História de Ensino Fundamental e Médio. Mas é também um texto do qual relata minha experiência no Estágio Supervisionado, que se apresentou de forma contraditória: por um lado tinha-se a ansiedade de executar a prática pedagógica e as experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História, por outro, deparamo-nos com uma escola extremamente desfavorecida de recursos, dispondo praticamente da lousa e giz para suas atividades pedagógicas. Dessa maneira, a configuração das aulas é de características bastante tradicionais e conservadoras, sendo professor o agente do saber e o aluno passivo receptor. Isso, no meu entender, foi repassado através da apatia dos alunos na disciplina de história, que, direta ou indiretamente, tonificou a frustração ante os limites impostos pelas condições material e humana para melhor realização do trabalho da prática de ensino. Quero ressaltar antes, que não se trata de um trabalho de pesquisa, no sentido estrito do termo, é, assim entendo, um esbouço acerca da experiência vivenciada por mim no término do curso trazendo a discurssão sobre gênero, no comportamento dos alunos em de sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Ferreira da Costa, localizada no município de Riacho de Santo Antônio à 70 Km de Campina Grande. Aqui tentarei tecer o perfil da identidade masculina, no bojo do estudo de gênero, observando o comportamento dos alunos no decorrer das aulas, por mim ministradas do Estágio Supervisionado dessa disciplina. A escolha desse colégio se deu pelo fato de já exercer meu trabalho como professor. Assim, a observação não é advinda puramente de minha experiência adquirida no decorrer desse estágio. |
Keywords: | Gênero e sexualidade Relatório de estágio supervisionado Identidade masculina Prática de ensino Estudo de gênero Gender and sexuality Supervised internship report Masculine identity Teaching practice Gender study |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35117 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABRÍCIO JOSÉ PEREIRA DE ARAÚJO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdf | Fabricio José Pimenta de Araújo - Relatório de Estágio Lic. História CH 2002 | 19.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.