Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1DONATO, Eronides Câmara.-
dc.contributor.advisor1IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee1IDAGRA DO Ó, Apt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308pt_BR
dc.description.resumoDurante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129-
dc.date.accessioned2024-03-19T00:34:00Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-03-19T00:34:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrática de ensino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectPedagogical practice - Historypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistory teaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Sebastião Gonçalves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEBASTIÃO GONÇALVES DA SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfSebastião Gonçalves da Silva - TCC Lic. História CH 200219.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.