Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoCom o atual cenário político brasileiro e os constantes debates acerca dos grupos ditos minoritários, se faz necessária essa discussão de modo que o presente artigo se fez por objetivo trabalhar com a figura feminina nas religiões de matriz africana, mais precisamente a umbanda, religião brasileira que atua com elementos ameríndios, do catolicismo, do espiritismo e do candomblé. Com a implantação da lei 11.645/2008, que destina o ensino de temas afroindígenas nas escolas de ensino básico, da rede pública e particular, se fez pertinente o estudo que ocorreu em uma turma de oitavo ano da rede estadual, na cidade de Alagoa Nova- PB, durante as aulas de história, sendo realizadas como resultado do programa federal Residência Pedagógica, vinculado a CAPES. Para fundamentar o texto, foram utilizados autores como Mircea Eliade (1972) explanando a construção do mito para a sociedade, Peter Burke (2008) que investiga a história cultural e Ofélia Maria de Barros (2017), que trabalha conceitos sobre as práticas religiosas em terreiros de matriz afro-ameríndias. Mesmo passados mais de dez anos da implementação da lei 11.645/08, ainda há uma grande resistência por parte de alguns setores da sociedade a respeito da cultura vigente nas comunidades afro-brasileiras e principalmente com relação as religiosidades não cristãs. Dessa maneira se fez necessária a discussão sobre as mulheres no meio sagrado, e como são vistas pelos discente, a partir de suas experiências pessoais e principalmente no ambiente escolar, sendo este um lugar em que os saberes se somam e posteriormente atravessam espaços além dos muros escolares. Por fim, as aulas foram ministradas através de roda de conversa dialogada, onde eram levantados pontos sobre a temática e a turma ia explanado dúvidas e impressões sobre o que eles entendiam e como os mesmo percebiam a maneira como a figura feminina é trabalhada na umbanda, sendo possível identificar pelas reações dos estudantes que certos conceitos foram postos em xeque, de maneira a seus ideais passarem por reflexões pontuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePomba gira que é mulher de verdade: como a figura feminina é trabalhada na umbanda?pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35131-
dc.date.accessioned2024-03-19T19:26:32Z-
dc.date.available2024-03-19-
dc.date.available2024-03-19T19:26:32Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPomba girapt_BR
dc.subjectUmbanda e figura femininapt_BR
dc.subjectMulheres e umbandapt_BR
dc.subjectReligiões de matrizes africanas - mulherespt_BR
dc.subjectTerreiros de matriz afro-ameríndiaspt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008 - ensino de cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCute dovept_BR
dc.subjectUmbanda and female figurept_BR
dc.subjectWomen and Umbandapt_BR
dc.subjectAfrican origin religions - womenpt_BR
dc.subjectAfro-Amerindian terreirospt_BR
dc.subjectLaw 11,645/2008 - teaching Afro-Brazilian culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Liliane Aparecida Freitas.-
dc.creatorSILVA, Thaís de Oliveira e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCute dove who is a real woman: how is the female figure worked in Umbanda?pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Liliane Aparecida Freitas; SILVA, Thaís de Oliveira e. Pomba gira que é mulher de verdade: como a figura feminina é trabalhada na umbanda? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 05 - Fontes Históricas para os Estudos e Pesquisas sobre Afro-Brasileiros. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 305-310. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35131pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: Fontes Históricas para os Estudos e Pesquisas sobre Afro-Brasileiros.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POMBA GIRA QUE É MULHER DE VERDADE - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 5 2019.pdfPomba gira que é mulher de verdade: como a figura feminina é trabalhada na umbanda? - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 5 2019248.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.