Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35133
Title: CINCO, seis, sete, ...: vontades de verdade sobre a dança e os corpos que dançam fora da ordem do discurso dominante.
Other Titles: FIVE, six, seven, ...: desires for truth about dance and the bodies that dance outside the order of the dominant discourse.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Morgana Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Maria Angélica de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER , Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
Keywords: Dança;Corpo;Vontades de Verdade;Análise do Discurso;Corpos-territórios;Dance;Body;Will to truth;Discourse Analysis;Bodies-territories
Issue Date: 16-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Morgana Guedes. CINCO, seis, sete, ...: vontades de verdade sobre a dança e os corpos que dançam fora da ordem do discurso dominante. 2023 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A dança é atravessada por sentidos e significados provenientes de discursos hegemônicos que constroem territorialidades e marcam fronteiras, principalmente no que se refere às relações de raça, gênero, sexualidade e classe social. Logo, ela se inscreve como linguagem moldada e constituída a partir de diversos discursos presentes na sociedade que, consequentemente, atravessam os modos como os sujeitos irão vivenciá-la e apreendê-la ao longo da vida. Há, na dança, vontades de verdade que marcam fronteiras sobre quem pode e quem deve dançar, e, ainda, sobre o quê dançar. Dessa forma, há relações de saber e poder que delimitam e limitam a possibilidade da relação dança/corpo/sujeito, especialmente aqueles que estão fora do discurso dominante. Considerando tal problemática, essa pesquisa tem como questão norteadora: Como se constitui a relação discursiva dança/corpo para sujeitos que estão fora da ordem do discurso dominante na sociedade e/ou na dança? Para responder a essa questão, escolhemos como sujeitos de nossa pesquisa professoras/es de dança, considerando que elas e eles possuem uma experiência íntima e singular com tal linguagem, uma vez que a dança se estende do âmbito pessoal ao profissional. Desse modo, assumindo em determinado momento papel de centralidade e de modelo, esses sujeitos vivenciam diferentes perspectivas da dança contribuindo com o objetivo geral do estudo que buscou compreender a relação discursiva dança/corpo/sujeito na constituição de sujeitos professoras/es de dança, especificamente para aquela/es fora da ordem do discurso dominante. Nesse sentido, buscou-se a partir da utilização de entrevistas narrativas, os seguintes objetivos específicos: a) Reconhecer, nas materialidades das entrevistas realizadas, elementos que remetem à vontades de verdade dominantes e não dominantes sobre a relação entre a dança e os corpos que dançam; b) Caracterizar as formações discursivas que sustentam as narrativas dos/das professoras/es sobre a relação corpo/dança; c) Discutir as relações de saber-poder implicadas nos discursos sobre a dança e corpos dançantes. Assumiu-se, os pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos discursivos foucaultianos (Foucault, 1996, 2008, 2015), destacando as vontades de verdade dominantes que reverberam nos corpos dançantes e que circulam por meio dos discursos, sustentados por formações discursivas excludentes como: o racismo, o machismo e o preconceito de classe, de gênero e sexualidade. Essas formações discursivas agem impondo fronteiras sobre quem pode e quem não pode dançar, bem como, quais corpos são mais adequados e quais danças lhes são permitidas dançar, sem que sejam vistos como “intrusos” e se tornem vulneráveis às violências que decorrem delas. Ao longo da investigação, foi possível perceber os corpos-territórios participantes da pesquisa para além de sujeitos que estavam fora da ordem do discurso dominante, suas trajetórias narradas, são exemplos de resistência frente aos investimentos do exercício do poder sobre seus corpos. Ressaltando, ainda, perspectivas para que seja possível olhar o lugar da dança enquanto linguagem na sociedade e principalmente dos sujeitos inseridos nessa prática social, de modo a evidenciar as relações de poder e de resistência que perpassam seus corpos-territórios na dança.
Abstract: Dance is permeated by meanings originating from hegemonic discourses that build territorialities and set boundaries, especially regarding relations of race, gender, sexuality and social class. Thus, it writes itself as a language shaped and composed by different discourses in society that, consequently, permeate the ways in which subjects will live it and comprehend it throughout their lives. There are, in dance, wills to truth that set boundaries on who may and who should dance, and, still, on what to dance. There are, then, relations of knowledge and power that delimitate and limit possible dance/body/subject relations, especially of those who lie outside of the dominant discourse. Considering this, this research strives to answer the question: How is the dance/body discursive relation built in regards to subjects who lie outside of the order of dominant discourse in society and/or in dance? To answer this question, we chose dance teachers as subjects of this research, since they have an intimate and singular experience with that language, as dance extends from their personal to their professional lives. As such, these subjects often take central and model roles, experiencing different perspectives on dance, which contributes to achieving the general goal of this research: to understand the dance/body/subject discursive relation in the formation of dance teachers, especially those who lie outside of the order of dominant discourse. In that regard, this research aimed to fulfill, through the use of narrative interviews, the following specific goals: a) To recognize, in the materiality of interviews done, elements that refer to dominant and non-dominant wills of truth about the relation between dance and bodies that dance; b) To characterize the discursive formations that sustain the teachers’ narratives about the dance/body relation; c) To discuss the power/knowledge relations implied in discourses about dance and dancing bodies. This research follows theoretical and methodological frameworks of foucauldian discourse studies (Foucault, 1996, 2008, 2015). Through the lens of foucauldian discourse studies, this research highlights dominant wills of truth that reverberate in dancing bodies and are spread through discourse, sustained by excluding discursive formations such as racism, sexism, and class, gender and sexual prejudice. These discursive formations impose boundaries on who may and may not dance, on which bodies are better suited for dancing and which dances they are allowed to engage in without being labeled “intruders” and becoming vulnerable to violence derived from it. Throughout this investigation, the bodies-territories participating in this research were perceived as more than subjects outside of the order of dominant discourse, and their narratives are examples of resistance in face of power exercised over their bodies. This research also highlights perspectives that make it possible to look at dance as a language in society especially regarding subjects engaging in it as social practice, demonstrating relations of power and resistance that permeate their bodies-territories in dance.
Keywords: Dança
Corpo
Vontades de Verdade
Análise do Discurso
Corpos-territórios
Dance
Body
Will to truth
Discourse Analysis
Bodies-territories
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35133
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORGANA GUEDES BEZERRA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2023.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.