Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO objeto de pesquisa aqui trabalhado é a questão da precarização do trabalho na era digital em que vivemos, e por consequência a crescente e preocupante onda de enfermidades psicológica a ele atribuídos. Para embasar o trabalho partirei de uma experiência pessoal de trabalho numa empresa de Call Center na cidade de Campina Grande, mas não exclusivamente. Referências que trazem alguns conceitos discutidos ao longo do trabalho também serão utilizadas para uma maior compreensão da questão geral em discussão. Utilizo também de fontes orais através de relatos de ex funcionários e questionamentos para alguns trabalhadores ainda ativos, buscando maior entendimento do leitor a respeito dos abusos cometidos no ambiente de trabalho. Essas empresas de contatos que trabalham muito com atendimento ao cliente são conhecidas pelo contingente de jovens que forma grande maioria de seus quadros de funcionário, é também a mesma que se faz frágil em assistência à saúde do jovem, que é o mais vulnerável psicologicamente. Buscarei ainda fazer um apanhado histórico em torno da própria conceituação de trabalho ao longo da história e também da história da melancolia, para assim percebemos as transformações que as mesmas sofreram ao longo dos séculos, como também as ressignificações ao qual foram sujeitas de acordo com interesses burgueses, ou como no caso da última, o fato de se haverem vários estudiosos querendo definir o que seria e de onde vinha a tal melancolia do ser humano, o que o deixava triste. Portanto é fundamental entender esses processos para que cheguemos ao ponto chave da pesquisa que é o adoecimento de cunho psicológico ao qual o novo trabalhador de serviços está sujeito, dessa forma será exposto como se dá essa nova transformação organizacional do trabalho dentro do contexto brasileiro. Essa nova forma organizacional que terá seu crescimento exponencial no Brasil ainda na década de 1990, terá como responsável o apogeu do neoliberalismo que se dá no país por volta da mesma época, criando assim uma onda de privatizações que se espalha pelo país e deu origem ao grande contingente de trabalhadores de serviços que conhecemos hoje.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho: empresa de Call center em Campina Grande uma análise dos prejuízos à saúde do proletariado de serviços.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35137-
dc.date.accessioned2024-03-20T18:18:52Z-
dc.date.available2024-03-20-
dc.date.available2024-03-20T18:18:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProletariado de serviçospt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho - era digitalpt_BR
dc.subjectEra digital e precarização do trabalhopt_BR
dc.subjectCall center - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhador - call centerpt_BR
dc.subjectHistória da melancoliapt_BR
dc.subjectSaúde mental - trabalhador de call centerpt_BR
dc.subjectAdoecimento psicológico - trabalhador de call centerpt_BR
dc.subjectService proletariatpt_BR
dc.subjectPrecarious work - digital agept_BR
dc.subjectDigital era and precarious workpt_BR
dc.subjectWorker health - call centerpt_BR
dc.subjectHistory of melancholypt_BR
dc.subjectMental health - call center workerpt_BR
dc.subjectPsychological illness - call center workerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUTO, Gabriel De Araujo.-
dc.creatorSILVA, Valtyana Kelly da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrecariousness of work: Call center company in Campina Grande an analysis of the damage to the health of the service proletariat.pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Gabriel De Araujo; SILVA, Valtyana Kelly da. Precarização do trabalho: empresa de Call center em Campina Grande uma análise dos prejuízos à saúde do proletariado de serviços. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 06 - Metodologia da História Oral: Usos e Desafios no Ofício do Historiador. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 345-351. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35137pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Metodologia da História Oral: Usos e Desafios no Ofício do Historiador.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO - III SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 6 2019.pdfPrecarização do trabalho: empresa de Call center em Campina Grande uma análise dos prejuízos à saúde do proletariado de serviços. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 6 2019319.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.