Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
Title: | Televisão e História: que imagem devo entender? |
Other Titles: | Television and History: what image should I understand? |
???metadata.dc.creator???: | CRUZ, Alana Cavalcanti. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AGRA DO Ó, Alarcon. |
Keywords: | Televisão e História;Televisão e escola;Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB;Ensino de História;Television and History;Television and school;Liberdade State School - Campina Grande - PB;Teaching History |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante. |
Keywords: | Televisão e História Televisão e escola Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB Ensino de História Television and History Television and school Liberdade State School - Campina Grande - PB Teaching History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALANA CAVALCANTI CRUZ - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdf | Alana Cavalcanti Cruz - TCC Lic. História CH 2004 | 7.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.