Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
Title: Interdisciplinaridade: o que é isso?
Other Titles: Interdisciplinarity: what is it?
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DONATO, Eronides Câmara.
Keywords: Interdisciplinaridade;Ensino de História;Prática de ensino de História;Formação docente;Interdisciplinarity;Teaching History;History teaching practice;Teacher training
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
???metadata.dc.description.resumo???: Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Keywords: Interdisciplinaridade
Ensino de História
Prática de ensino de História
Formação docente
Interdisciplinarity
Teaching History
History teaching practice
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA DE MARILAK JERONIMO DA SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfLuzia de Marilak Jeronimo da Silva - TCC Lic. História CH 20025.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.