Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35154
Title: Uma pesquisa sobre interdisciplinaridade.
Other Titles: A research on interdisciplinarity.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Nataly de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DONATO, Eronides Câmara.
Keywords: Interdisciplinaridade;Ensino de História;Prática de ensino - História;Ensino interdisciplinar - métodos;Interdisciplinarity;Teaching History;Teaching practice - History;Interdisciplinary teaching - methods
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Nataly de Lima. Uma pesquisa sobre interdisciplinaridade. 2002. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35154
???metadata.dc.description.resumo???: Sempre se fala muito em utilizar métodos interdisciplinares nas escolas e nas universidades, mas não temos ideia do que seria esse conceito, como utiliza-lo de ou de Y onde surgiu. Quando pensei na elaboração de uma monografia (já que isso seria um pré- requisito para a conclusão do curso de história), imaginei inicialmente trabalhar a literatura como uma disciplina auxiliadora no ensino de história. Foi então que pensei em aprofundar meus conhecimentos sobre interdisciplinaridade já que não sabia quase nada a respeito desse assunto apesar de ser um conceito tão utilizado e não estaríamos fugindo totalmente do plano inicial. Escolhemos a professora Eronides Câmara como nossa orientadora, que além de indicar bibliografias, também tem uma leitura bastante ampla sobre esse tema. Como título para nossa pesquisa escolhi: “Uma pesquisa sobre interdisciplinaridade”. Procuro através desta pesquisa entender um pouco sobre interdisciplinaridade. No primeiro capítulo decidi trabalhar o surgimento da interdisciplinaridade, como uma solução para a “crise das ciências” a partir da década de 1960 e como a interdisciplinaridade se propunha como uma metodologia que interagissem uma ou mais disciplinas. No segundo capítulo tento trabalhar como a interdisciplinaridade não se estabelece como uma metodologia eficaz em suas intenções, mostrando os porquês desses acontecimentos. No terceiro capítulo faço um relatório da nossa prática de ensino que não ocorreu através da interdisciplinaridade mas foi baseada em uma metodologia nova e bastante interessante que foi o ensino de história através de eixos temáticos.
Keywords: Interdisciplinaridade
Ensino de História
Prática de ensino - História
Ensino interdisciplinar - métodos
Interdisciplinarity
Teaching History
Teaching practice - History
Interdisciplinary teaching - methods
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35154
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATALY DE LIMA ARAÚJO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfNataly de Lima Araújo - TCC Lic. História CH 20024.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.