Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156
Title: Educação de Jovens e Adultos.
Other Titles: Youth and Adult Education.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Telma Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTENEGRO, Rosiienc Dias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTENEGRO, .losé Benjamim.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Método Paulo Freire - Educação de Jovens e Adultos;Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL;Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA;Políticas de alfabetização - Brasil;História da Educação;Youth and Adult Education;Paulo Freire Method - Youth and Adult Education;Brazilian Literacy Movement - MOBRAL;Adolescent and Adult Education Campaign - CEAA;Literacy policies - Brazil;History of Education
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Telma Maria de. Educação de Jovens e Adultos. 2004. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a educação de jovens e adultos. O período aqui analisado e relativamente amplo, compreendendo do pós Segunda Guerra Mundial ate os dias atuais. A proposta de estudo foi conhecer os principais programas implementados e o lugar que tem sido direcionado a educação de jovens e adultos, doravante EJA, bem como as propostas pedagógicas, de acordo como contexto histórico com o objetivo de perceber as possíveis mudanças que ocorreram nessa área da educação, ao longo do tempo. Nossa pesquisa e baseada em vários autores que pesquisaram e refletiram sobre o tema. Dentre os autores que batalhamos podemos citar: Paiva, Gadotti, Arroyo, Beisiegel, Rodrigues, Ireland, autores esses que desenvolveram trabalhos relevantes que contribuíram para refletimos acerca da situação dessa área educativa. Utilizamos como instrumento metodológico questionários escritos realizados diretamente com os educandos. As razões da escolha desse tema devem-se ao interesse pessoal e também profissional. Por atuarmos na área da educação e percebermos que a EJA não é priorizada e como consequência presenciamos no cotidiano jovens e adultos que não tiveram acesso a escola na época apropriada, ou desistiram muito cedo e continuam não tendo a oportunidade, apesar de terem esse direito garantido por lei. Os sistemas educacionais mantêm a EJA a margem, desprezada, e a área da educação mais carente. Assim sendo vamos analisar uma pouco de sua história. As prioridades são para a educação básica de crianças e adolescentes. No entanto, se as elites dirigentes querem erradicar o analfabetismo, não podem deixar a parcela da população que não teve oportunidade de escolarização no período adequado para obtê-la, em lugar secundário, como vem ocorrendo.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Método Paulo Freire - Educação de Jovens e Adultos
Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL
Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA
Políticas de alfabetização - Brasil
História da Educação
Youth and Adult Education
Paulo Freire Method - Youth and Adult Education
Brazilian Literacy Movement - MOBRAL
Adolescent and Adult Education Campaign - CEAA
Literacy policies - Brazil
History of Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35156
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TELMA MARIA DE ALMEIDA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004..pdfTelma Maria de Almeida - TCC Lic. História CH 20042.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.