Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho procura fazer uma análise das práticas educativas do Ginásio Diocesano, localizado na cidade de Patos (PB) entre os anos de 1930-1945. O Ginásio Diocesano, trata-se de uma instituição escolar católica, que foi dirigida pela Diocese da Paraíba, no qual destinavase a pedagogização de meninos, em parte, oriundo da elite agrária regional da cidade de PatosPB. Ao problematizar essas questões, acredito poder contribuir para o entendimento das discussões que se preocupam em entender o sistema de educação desenvolvida na Paraíba e na cidade de Patos, entre os anos 30-40, bem como, contribuir para os debates que se dedicam a problematizar os modelos de educação diocesana desenvolvida no Estado paraibano. Assim, intenta-se problematizar através de uma análise das práticas escolares desenvolvida por essa instituição de ensino e sua relação com o poder clerical. Buscando compreender através dos fontes documentais perceber práticas que se desenvolveram para disciplinar os meninos através do que acreditamos ser uma moral cristã Nesse contexto, teremos como suporte metodológico às análises e práticas apresentadas por Dominique Julia (2001), que pensa o campo escolar como produtor de cultura. Tendo em vista esses aspectos, foi possível observar o quanto o Ginásio Diocesano, financiado pelo poder estatal, pelo episcopado paraibano e pela elite patoense, fez parte de um jogo de poder e interesses, particularmente da Igreja Católica e do estado paraibano, que durante esses anos, lutou para configurar uma nova roupagem à sociedade brasileira vindoura, consolidada pela moral do catolicismo e dos sentidos patrióticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA pedagogia do masculino através da moral cristã no ginásio diocesano de Patos (1937-1945).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35160-
dc.date.accessioned2024-03-21T17:47:22Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-21T17:47:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPedagogia do masculinopt_BR
dc.subjectMoral cristãpt_BR
dc.subjectGinásio Diocesano de Patos - 1937-1945pt_BR
dc.subjectInstituição escolar católicapt_BR
dc.subjectEducação diocesana - Patos - PBpt_BR
dc.subjectPatos - PB - Ginásio Diocesanopt_BR
dc.subjectMasculine pedagogypt_BR
dc.subjectChristian moralspt_BR
dc.subjectDiocesan Gymnasium of Patos - 1937-1945pt_BR
dc.subjectCatholic school institutionpt_BR
dc.subjectDiocesan education - Patos - PBpt_BR
dc.subjectPatos - PB - Diocesan Gymnasiumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARANTE, Erik Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMasculine pedagogy through Christian morality in the diocesan gymnasium of Patos (1937-1945).pt_BR
dc.identifier.citationAMARANTE, Erik Alves. A pedagogia do masculino através da moral cristã no ginásio diocesano de Patos (1937-1945). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 432-443. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35160pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisas, Fontes e Arquivos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PEDAGOGIA DO MASCULINO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdfA pedagogia do masculino através da moral cristã no ginásio diocesano de Patos (1937-1945). - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 8 2019512.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.