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Title: O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do império.
Other Titles: The political repositioning of Baron de Abiahy in the educational debates at the end of the empire.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Suênya do Nascimento.
Keywords: Barão de Abiahy;Elite adesista - Paraíba;Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Barão de Abiahy;Reformas educacionais - Paraíba imperial;História da educação - Paraíba imperial;Baron of Abiahy;Elite member - Paraíba;Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Baron of Abiahy;Educational reforms - Paraíba imperial;History of education - Paraíba imperial
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Suênya do Nascimento. O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do império. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 420-431. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35162
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo propõe demonstrar como a elite adesista na Paraíba, aqui representada na figura de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - barão do Abiahy, permaneceram monarquistas até as vésperas da proclamação republicana e tiveram de aderir ao novo regime e ajustar seu discurso e suas ideias envolvendo as reformas educacionais para continuar em condições de mando e controle político. Diante do novo sistema de governo inaugurado a 15 de novembro de 1889, os atores políticos do final do século XIX que se viram então diante do novo regime estabelecido, tiveram um reposicionamento de suas ideias em torno de elementos centrais desse período e a instrução estava na pauta dessas discussões como parte das concorrências políticas, principalmente nas páginas dos periódicos, nos pronunciamentos parlamentares e relatórios de presidentes de província. Pretendo destacar a atuação do barão do Abiahy, pertencente do partido Conservador e uma figura influente na Paraíba imperial da segunda metade do XIX e primeiros anos da república, a partir de uma concepção adesista e liberal do ponto de vista de suas ideias em torno da instrução pública. Destacamos essa concepção em vários momentos como na defesa da propagação da instrução para o povo, instrução para os ingênuos após a Lei do Ventre Livre, instrução destinada aos libertos após o fim da escravidão, o ideário do Ensino Livre, criação de aulas noturnas para o público adulto trabalhador. Essas e outras medidas eram consideradas primordiais para a inserção do Brasil na modernidade nos moldes liberais e com vistas ao novo sistema de governo que se desenhava. Assim, com o respaldo teórico metodológico da Nova História Política entrelaçando com o campo da História da Educação, constatamos que o caráter adesista na atuação de Carneiro da Cunha, o barão de Abiahy, representava a redefinição e legitimação do jogo político em um período caracterizado pela coexistência de partidos e posicionamentos que representaram diferentes graus de ruptura e continuidade com o ordenamento educacional, econômico, político, jurídico e social até então mantido pelo sistema monárquico parlamentarista. O eixo temático que se enquadra esse texto é o GT 8, intitulado História da Educação: trilhas investigavas, indícios de pesquisa, fontes e arquivos.
Keywords: Barão de Abiahy
Elite adesista - Paraíba
Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Barão de Abiahy
Reformas educacionais - Paraíba imperial
História da educação - Paraíba imperial
Baron of Abiahy
Elite member - Paraíba
Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - Baron of Abiahy
Educational reforms - Paraíba imperial
History of education - Paraíba imperial
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35162
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisas, Fontes e Arquivos.

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