Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164
Title: Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação.
Other Titles: Government records from the public instruction series (1889-1913): contributions to the history of education.
???metadata.dc.creator???: TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes.
Keywords: História da Educação;Trabalho docente - Pernambuco;Pernambuco - História da Educação;Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE;Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE;Códices manuscritos;History of Education;Teaching work - Pernambuco;Pernambuco - History of Education;Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE;Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE;Manuscript codices
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRISTÃO, Isabela Nathália Nunes. Os registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 516-526. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é fruto de algumas reflexões posteriores à conclusão parcial do Projeto de Iniciação científica intitulado “Registros referentes ao trabalho docente em Recife e em Olinda, na série documental Instrução Pública (1889-1913), sob a guarda do APEJE”, financiado, em 2017, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo discutir os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na condução de uma pesquisa sobre o trabalho docente, em Pernambuco, dentro do marco temporal caracterizado por Eric Hobsbawm como o “longo século XIX”. Articulando com leituras empreendidas sobre a pesquisa histórica com fontes documentais manuscritas, analisarei, especificamente, os procedimentos utilizados na lida com os registros da série “Instrução Pública” (sob a guarda do Arquivo Público Jordão Emerenciano, no Recife), nos quais estão encadernados (em códices manuscritos) diversos tipos de documentos e uma parte das correspondências, de vários tipos, recebidos pelo governo do estado (em seus primeiros anos de funcionamento) e remetidos pelos mais variados setores da administração estadual. Este conjunto documental apresenta variada tipologia de registros como por exemplo, mapas com o quantitativo das escolas bairros e municípios; pedidos de dispensa de professores; listas de alunos; avaliações apresentadas por inspetores da instrução pública; abaixo-assinados ou ofícios demandando a criação ou o fechamento de cadeiras ou aulas; relações de gastos materiais com escolas e aulas; relações de professores que atuavam na Província; listas de professores aprovados ou não em concursos públicos para o magistério público –bem como as provas de alguns destes –; atestados médicos, entre outros. Exibirei os principais resultados quantitativos e qualitativos na investigação aqui pretendida, e concluirei apresentando os procedimentos do trabalho historiográfico com cada tipo de registro e apresentaremos algumas especificidades do fazer docente, em Recife (e em Pernambuco), no período em questão. Esta investigação se insere nos campos de Estudo da História da Educação de Pernambuco para o século XIX.
Keywords: História da Educação
Trabalho docente - Pernambuco
Pernambuco - História da Educação
Série documental Instrução Pública - 1989-1913 APEJE
Arquivo Público Jordão Emerenciano - Recife - PE
Códices manuscritos
History of Education
Teaching work - Pernambuco
Pernambuco - History of Education
Documentary series Public Instruction - 1989-1913 APEJE
Jordão Emerenciano Public Archive - Recife - PE
Manuscript codices
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35164
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisas, Fontes e Arquivos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS REGISTROS GOVERNAMENTAIS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdfOs registros governamentais da série instrução pública (1889-1913): contribuições para história da educação. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 8 2019695.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.