Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A História da Educação tem se tornado, a cada dia, importante elo entre a História e a Educação, congregando epistemologias tanto de uma quanto de outra destas ciências, na medida em que se busca uma historicidade dos processos educacionais. Questões relacionadas às práticas pedagógicas, aos processos de ensino e aprendizagem, às culturas escolares, bem como a composição da comunidade escolar para além do professor e do aluno têm despertado o nosso interesse. Atenção especial também tem sido dada à composição dos espaços escolares, bem como a sua transformação, num movimento que acompanha a percepção da Pedagogia em relação à importância que tais espaços têm nos processos educacionais. A crescente profissionalização dos trabalhadores da educação – professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, diretores/as, orientadores/as educacionais, etc. – também tem despertado o interesse dos estudos do campo da História da Educação. Das fontes históricas para tais estudos, podemos destacar fotografias, boletins e históricos escolares, diários escolares, atas de reuniões, relatórios pedagógicos, ruínas prediais, memórias e tantos outros. Neste trabalho, buscamos problematizar o papel da Memória e da História Oral para a História da Educação em Picuí – PB, cidade do interior da Paraíba cujas memórias educacionais são uma fonte privilegiada para recompor as tramas do passado recente da Educação municipal, uma vez que a busca por outras fontes históricas tem mostrado poucos resultados. Trata-se de um esforço analítico para compreender a construção histórica da figura do Orientador Educacional no município, cujo marco temporal é o ano de 2008, quando foi promulgada a Lei Complementar n. 2 - que dispõe sobre a Estrutura do Estatuto do Magistério Municipal – constituindo-se um “antes” e um “depois” na história desta profissão. Ao lançarmos mão do aporte teórico e metodológico da História – em especial as possibilidades de análise e interpretação oferecidas pela Memória - acreditamos ser possível mitigar o passado e, no âmbito da História da Educação, compreender a construção histórica do Orientador Educacional no município de Picuí – PB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T18:15:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21 | - |
dc.date.available | 2024-03-21T18:15:33Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História da orientação educacional - Picuí | pt_BR |
dc.subject | Memórias - orientação educacional - Picuí - PB | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Picuí - PB - orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | História da Educação - Picuí - PB | pt_BR |
dc.subject | Orientador educacional - Picuí - PB | pt_BR |
dc.subject | History of educational guidance - Picuí | pt_BR |
dc.subject | Memories - educational guidance - Picuí - PB | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Picuí - PB - educational guidance | pt_BR |
dc.subject | History of Education - Picuí - PB | pt_BR |
dc.subject | Educational advisor - Picuí - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DANTAS, Emanuel Gilson. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Paulo de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Guiding the past: limits and possibilities of memories for a history of educational guidance in Picuí-PB (1980/2000). | pt_BR |
dc.identifier.citation | DANTAS, Emanuel Gilson; NASCIMENTO, Paulo de Oliveira. Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 405-419. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisas, Fontes e Arquivos. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ORIENTANDO O PASSADO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdf | Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 8 2019 | 494.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.