Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA História da Educação tem se tornado, a cada dia, importante elo entre a História e a Educação, congregando epistemologias tanto de uma quanto de outra destas ciências, na medida em que se busca uma historicidade dos processos educacionais. Questões relacionadas às práticas pedagógicas, aos processos de ensino e aprendizagem, às culturas escolares, bem como a composição da comunidade escolar para além do professor e do aluno têm despertado o nosso interesse. Atenção especial também tem sido dada à composição dos espaços escolares, bem como a sua transformação, num movimento que acompanha a percepção da Pedagogia em relação à importância que tais espaços têm nos processos educacionais. A crescente profissionalização dos trabalhadores da educação – professores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, diretores/as, orientadores/as educacionais, etc. – também tem despertado o interesse dos estudos do campo da História da Educação. Das fontes históricas para tais estudos, podemos destacar fotografias, boletins e históricos escolares, diários escolares, atas de reuniões, relatórios pedagógicos, ruínas prediais, memórias e tantos outros. Neste trabalho, buscamos problematizar o papel da Memória e da História Oral para a História da Educação em Picuí – PB, cidade do interior da Paraíba cujas memórias educacionais são uma fonte privilegiada para recompor as tramas do passado recente da Educação municipal, uma vez que a busca por outras fontes históricas tem mostrado poucos resultados. Trata-se de um esforço analítico para compreender a construção histórica da figura do Orientador Educacional no município, cujo marco temporal é o ano de 2008, quando foi promulgada a Lei Complementar n. 2 - que dispõe sobre a Estrutura do Estatuto do Magistério Municipal – constituindo-se um “antes” e um “depois” na história desta profissão. Ao lançarmos mão do aporte teórico e metodológico da História – em especial as possibilidades de análise e interpretação oferecidas pela Memória - acreditamos ser possível mitigar o passado e, no âmbito da História da Educação, compreender a construção histórica do Orientador Educacional no município de Picuí – PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleOrientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165-
dc.date.accessioned2024-03-21T18:15:33Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-21T18:15:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória da orientação educacional - Picuípt_BR
dc.subjectMemórias - orientação educacional - Picuí - PBpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectPicuí - PB - orientação educacionalpt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Picuí - PBpt_BR
dc.subjectOrientador educacional - Picuí - PBpt_BR
dc.subjectHistory of educational guidance - Picuípt_BR
dc.subjectMemories - educational guidance - Picuí - PBpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectPicuí - PB - educational guidancept_BR
dc.subjectHistory of Education - Picuí - PBpt_BR
dc.subjectEducational advisor - Picuí - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Emanuel Gilson.-
dc.creatorNASCIMENTO, Paulo de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGuiding the past: limits and possibilities of memories for a history of educational guidance in Picuí-PB (1980/2000).pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Emanuel Gilson; NASCIMENTO, Paulo de Oliveira. Orientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 08 - História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisa, Fontes e Arquivos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 405-419. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35165pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação: Trilhas Investigativas, Indícios de Pesquisas, Fontes e Arquivos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORIENTANDO O PASSADO - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdfOrientando o passado: limites e possibilidades das memórias para uma história da orientação educacional em Picuí-PB (1980/2000). - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 8 2019494.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.