Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
Title: Cinema e loucura: arte de uma representação.
Other Titles: Cinema and madness: art of representation.
???metadata.dc.creator???: NERYS, Ronaldo José da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
Keywords: Cinema e loucura;Cinema e História;Filmes - aspectos técnicos;Bicho de sete cabeças - filme;Cinema brasileiro;Loucura e cinema;Representações - filmes;Cinema and madness;Cinema and History;Films - technical aspects;Seven-Headed Beast - film;Brazilian cinema;Madness and cinema;Representations - films
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NERYS, Ronaldo José da Silva. Cinema e loucura: arte de uma representação. 2006. 104f. (Monografia), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
???metadata.dc.description.resumo???: No primeiro capítulo, procuro fazer um corte epistemológico entre a loucura científica e a cultural, para me dar respaldo a falar de uma loucura eminentemente cultural, ou, mas precisamente moral. O segundo capítulo, diz respeito ao fazer cinema, a primeira parte e sobre os aspectos técnicos - mas nem tanto -, onde discorro sobre as possibilidades de articuladores entre o que se quer produzir e as ferramentas, da linguagem cinematográfica, que podem ajudar na concretização conceitual da obra fílmica; a segunda parte, trata dos aspectos representacionais, da apropriação pela arte de um cotidiano ordinário, e que através dos aspectos técnicos, podem ser usados nos filmes; o terceiro capítulo e a análise e interpretação do filme observado, onde procuro esmiuçar os sentidos e significações do discurso fílmico e sua interdiscursividade, mostrando que na construção artística do filme, usou-se do non sense, para revelar os meandros de um discurso de intolerância e de cunho moral psiquiátrico, dentro de um cotidiano ordinário socialmente determinado, e que critica esta sociedade, com um discurso fílmico antipsiquiátrico; a última parte e uma conclusão, que não procura fechar a questão, uma vez que, as verdades, estão em todas as partes, e em todos os lugares.
Keywords: Cinema e loucura
Cinema e História
Filmes - aspectos técnicos
Bicho de sete cabeças - filme
Cinema brasileiro
Loucura e cinema
Representações - filmes
Cinema and madness
Cinema and History
Films - technical aspects
Seven-Headed Beast - film
Brazilian cinema
Madness and cinema
Representations - films
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
Appears in Collections:Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONALDO JOSÉ DA SILVA NERYS - MONOGRAFIA ESP. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA CH 2006..pdfRonaldo José da Silva Nerys - Monografia Esp. Historiografia e Ensino de História CH 20068.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.