Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNERYS, R. J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.description.resumoNo primeiro capítulo, procuro fazer um corte epistemológico entre a loucura científica e a cultural, para me dar respaldo a falar de uma loucura eminentemente cultural, ou, mas precisamente moral. O segundo capítulo, diz respeito ao fazer cinema, a primeira parte e sobre os aspectos técnicos - mas nem tanto -, onde discorro sobre as possibilidades de articuladores entre o que se quer produzir e as ferramentas, da linguagem cinematográfica, que podem ajudar na concretização conceitual da obra fílmica; a segunda parte, trata dos aspectos representacionais, da apropriação pela arte de um cotidiano ordinário, e que através dos aspectos técnicos, podem ser usados nos filmes; o terceiro capítulo e a análise e interpretação do filme observado, onde procuro esmiuçar os sentidos e significações do discurso fílmico e sua interdiscursividade, mostrando que na construção artística do filme, usou-se do non sense, para revelar os meandros de um discurso de intolerância e de cunho moral psiquiátrico, dentro de um cotidiano ordinário socialmente determinado, e que critica esta sociedade, com um discurso fílmico antipsiquiátrico; a última parte e uma conclusão, que não procura fechar a questão, uma vez que, as verdades, estão em todas as partes, e em todos os lugares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleCinema e loucura: arte de uma representação.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169-
dc.date.accessioned2024-03-21T18:59:34Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-21T18:59:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema e loucurapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectFilmes - aspectos técnicospt_BR
dc.subjectBicho de sete cabeças - filmept_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectLoucura e cinemapt_BR
dc.subjectRepresentações - filmespt_BR
dc.subjectCinema and madnesspt_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectFilms - technical aspectspt_BR
dc.subjectSeven-Headed Beast - filmpt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectMadness and cinemapt_BR
dc.subjectRepresentations - filmspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNERYS, Ronaldo José da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema and madness: art of representation.pt_BR
dc.identifier.citationNERYS, Ronaldo José da Silva. Cinema e loucura: arte de uma representação. 2006. 104f. (Monografia), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RONALDO JOSÉ DA SILVA NERYS - MONOGRAFIA ESP. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA CH 2006..pdfRonaldo José da Silva Nerys - Monografia Esp. Historiografia e Ensino de História CH 20068.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.