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dc.creator.IDSANTOS, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4886085321986530pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tânia Régia de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611716751922688pt_BR
dc.contributor.referee1CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.-
dc.contributor.referee1IDCABRAL, B. E. S. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589519166746253pt_BR
dc.contributor.referee2AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee2IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.description.resumoA discussão acerca da sexualidade colabora para a integração do conhecimento, vivências e emoções dos adolescentes. No entanto, a ausência dessa discussão no cotidiano da família e da escola, como instituições primeiras e principais onde se formam e se define grande parte dos nossos valores, pode repercutir em problemas graves como a ocorrência de gravidez não planejada em adolescentes, o abuso sexual, a contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS. A temática da sexualidade deve ser incluída no currículo das escolas de ensino fundamental e médio. A orientação sexual é hoje exigida pelo MEC na prática pedagógica. O educador deve assumir o papel de interlocutor na problemática da sexualidade. De acordo com os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais a orientação sexual nas escolas deve ser entendida como um meio de problematizar e levantar questionamentos, ampliando o leque de conhecimentos e opções para que o próprio adolescente escolha o seu caminho. O que os PCNs propõem é uma orientação sexual não diretiva, cabendo a escola abordar os diversos pontos de vistas, valores e crenças presentes na sociedade e que são inicialmente transmitidos no seio familiar. O trabalho de orientação sexual “constitui um processo formal e sistematizado que acontece dentro da instituição escolar, exige planejamento e propõe uma intervenção por parte dos profissionais de educação”. (PCN, volume 10). Mas sua aplicação não é tão simples - o professor deve ter acesso à formação específica para tratar da sexualidade com seus alunos, pois este transmite em suas aulas, valores com relação à sexualidade na forma de responder ou não as questões elaboradas pelos alunos. Essa formação diz respeito à participação dos educadores nos cursos de treinamento para a realização desse trabalho de orientação, os quais são oferecidos tanto pelo Município, quanto pelo Estado. Por outro lado, a problemática da orientação sexual nos remete a outras preocupações sociais, estruturais, culturais, económicas, entre outras. É impossível nos referir à postura e ao papel da escola pública em assumir a responsabilidade da orientação sexual, sem refletir e discutirmos a estrutura física e pedagógica da escola, como também do salário que é pago aos seus professores, das condições precárias de ensino. De outro lado, temos que considerar o padrão de vida dos seus alunos, da sua qualidade de vida, da carência de informações, ou seja, da precariedade de condições de vida das camadas menos favorecidas da sociedade. Com base nessas reflexões e indagações, este trabalho monográfico foi sendo elaborado. A principal questão que se impõe é a seguinte: de que forma as escolas públicas estão se estruturando para trabalhar a orientação sexual. No currículo pedagógico? Nosso trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro procuramos definir o conceito de adolescência, abordando o seu contexto biológico, histórico e social, além de elaborarmos um breve histórico da sexualidade e da AIDS e falarmos um pouco sobre as consequências da falta de orientação sexual dos adolescentes, como o risco de contágio por alguma DST ou a ocorrência de uma gravidez precoce; no segundo capítulo discutimos a questão da necessidade da orientação sexual nos conteúdos curriculares, bem como a exigência da mesma pelo MEC; no ultimo capítulo relatamos a nossa metodologia e pesquisa, e por fim levantamos nossas considerações finais a partir dos resultados obtidos no trabalho de campo. Em suma, este trabalho procura contribuir com o social fortalecendo as iniciativas de ação e prevenção propostas pelo MEC nos PCNs, mais especificamente a orientação sexual como meio de formar e informar os adolescentes sobre a sexualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleOrientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB.pt_BR
dc.date.issued2002-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173-
dc.date.accessioned2024-03-22T00:06:05Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-22T00:06:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectEscola e orientação sexualpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectBairro das Malvinas - Campina Grande - escolaspt_BR
dc.subjectJovens e orientação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectComportamento sexual na adolescênciapt_BR
dc.subjectGravidez precocept_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectSchool and sexual orientationpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectMalvinas neighborhood - Campina Grande - schoolspt_BR
dc.subjectYoung people and sexual orientationpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSexual behavior in adolescencept_BR
dc.subjectEarly pregnancypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Aline Gomes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexual orientation in public schools: a case study in elementary schools in Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Aline Gomes dos. Orientação sexual nas escolas públicas: um estudo de caso nas escolas de ensino fundamental do Bairro das Malvinas - Campina Grande/PB. 2002. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35173pt_BR
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