Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710939905728896pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eronides Câmara de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9669893840583648pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca problematizar a construção de identidade proposta pelos Estudos Culturais. Essa linha teórica nos possibilitou identificar como a sociedade modema, através de vários discursos, entre eles, o cultural e o pedagógico, vem ao longo da historia construindo a identidade do idoso. Na contemporaneidade se tem uma dizibilidade sobre o “outro”, entre eles, os idosos, os “especiais” e deficientes. Estes sujeitos são concebidos como deficientes e precisam ter cuidados específicos através de projetos de inclusos para serem considerados normais. A pedagogia consegue atribuir as essas pessoas lugares marcados para que sejam homens, mulheres, crianças, homossexuais, negros, magros, gordos, velhos etc. Os discursos pedagógicos constroem os lugares e as idades, e através da divisão, da nomeação e da classificas&o aprisionam os sujeitos. Este pensamento e que indica a nossa discussão, pois como nos afirma Catarina Lkett: a idade não é tua nem minha, e a idade do outro que, ao ser-nos, nos possui. Nesta expropriação de nossas diferenças cronológicas, nosso próprio tempo fica aprisionado” Vemos então que as “idades” são classificatórias e não nos pertencem. Quando nascemos são nossos pais que institui nossos nomes, e da forma e identidade do sujeito registro de nascimento. Essas idades não só definem nossas identidades como nossas atitudes, como por exemplo, quando adultos não devemos agir como crianças e, quando chegamos na maturidade devemos esperar a “morte” chegar. Essa ordenação das pessoas na sociedade, de acordo com esta classifica^ao, deve ser respeitada pelos demais; quando ocorre uma transgressão a esses lugares, deparamos com reações incomodas. Em mais de cinco anos de sala de aula, observamos muitos relatos sobre os problemas sociais enfrentados pelos profissionais ou alunos que são de mais idade, considerados velhos para estar em sala como aluno ou como professor. Na contemporaneidade, encontramos estudos pedagógicos que desde a década de 90 busca a inclusão de pessoas consideradas como diferentes. Entre esses estudos encontramos o cientifico, o qual assume a identidade de autoridade para identificar os motivos e as consequências das diferenças dentro da sociedade. Estes estudos, em geral, reproduzem lugares para os diferentes tomado-os como verdadeiras prisões sociais. Nosso objetivo, neste trabalho, e identificar discursos pedagógicos e jurídicos construtores de conceitos que marcam lugares em nossa sociedade contemporânea, no que diz respeito as imagens dos idosos. As pesquisas bibliográficas e as entrevistas buscaram identificar esses lugares, discutindo as naturalizações impostas pela sociedade no que diz respeito ao idoso. Este trabalho que esta dividido em três capítulos, o primeiro analisa o Estatuto do Idoso, documento oficial do governo federal que exige os direitos básicos da vida para as pessoas consideradas idosas. Identificaremos num segundo capitulo a identidade apresentada pela revista “Construir” sobre o lugar do Idoso na sociedade brasileira. Por fim, sera apresentada uma pesquisa sobre os problemas enfrentados pelos professores de em Campina Grande no que diz respeito a idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO “idoso” nos discursos pedagógicos.pt_BR
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35175-
dc.date.accessioned2024-03-22T00:29:21Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-22T00:29:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógico - idosospt_BR
dc.subjectEstatuto do Idosopt_BR
dc.subjectVelhicept_BR
dc.subjectLugar do idosopt_BR
dc.subjectRevista Construir - lugar do idosopt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectPedagogical speech - elderly peoplept_BR
dc.subjectElderly Statuspt_BR
dc.subjectOld agept_BR
dc.subjectElderly placept_BR
dc.subjectConstruir Magazine - place for the elderlypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aleksandra Rodrigues da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe “elderly” in pedagogical discourses.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aleksandra Rodrigues da. O “idoso” nos discursos pedagógicos. 2006. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35175pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEKSANDRA RODRIGUES DA SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2006..pdfAleksandra Rodrigues da Silva - TCC Lic. História CH 20072.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.