Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA embalagem industrializada desenvolve-se ao mesmo tempo em que a impressão em cores se populariza, na qual o colorido sempre foi uma característica indissociável da linguagem gráfica. A história do design de embalagens está vinculada à história da industrialização e do progresso tecnológico, mas também à história dos costumes, do consumo alimentar, do comércio e das marcas. É de conhecimento que a oferta de produtos industrializados e embalados fez parte de um conjunto de importantes mudanças socioculturais surgidas no século XI X, como a racionalização do trabalho doméstico e a valorização da limpeza. Naquele contexto, os primeiros alimentos processados e previamente embalados sinalizavam aos consumidores melhores condições de higiene e também facilitavam o preparo das refeições. Com o aumento da oferta de gêneros, as embalagens começaram a se definir como fonte de informação e garantia de qualidade dos produtos, além de particularizar visualmente o crescente número de marcas. Durante o processo de simplificação do design gráfico que ocorre na primeira metade do século XX, a cor se estabelece como recurso de particularização da imagem da embalagem e, consequentemente, como elemento de reconhecimento de produtos e marcas. Este estudo constitui um recorte da pesquisa de doutorado desenvolvi- Sumário da na Universidade de São Paulo que investigou o uso de cores no contexto do design de embalagens de alimentos. O presente texto, que foi revisado e atualizado para esta publicação, utiliza revisão narrativa de literatura para resgatar o uso da cor e o processo de transformação da linguagem visual das embalagens ocorridos ao longo do último século; e tem como objetivo explicar as características plásticas do design de embalagens como resultado do seu percurso histórico e da ampliação de suas funções. De recipientes e conservadores em sua origem a objetos que viabilizaram a circulação de mercadorias no século XIX, ao longo do século XX, as embalagens se tornaram dispositivos de estímulo ao consumo e meios de comunicação de massa. Nesse percurso, pretende-se demonstrar que as mudanças no design e as estratégias gráicas e de uso da cor reletem os avanços tecnológicos de cada momento, mas sobretudo espelham a evolução dos costumes, as formas de comércio e consumo, os hábitos alimentares, as referências estéticas e as práticas socioculturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesign.pt_BR
dc.titleDesign de embalagens.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35176-
dc.date.accessioned2024-03-22T00:35:55Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-22T00:35:55Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectDesign de embalagenspt_BR
dc.subjectLinguagem gráficapt_BR
dc.subjectHistória da embalagempt_BR
dc.subjectCor na embalagempt_BR
dc.subjectLinguagem visual - embalagenspt_BR
dc.subjectCor e identidade - embalagempt_BR
dc.subjectPackaging designpt_BR
dc.subjectGraphic languagept_BR
dc.subjectPackaging historypt_BR
dc.subjectColor on packagingpt_BR
dc.subjectVisual language - packagingpt_BR
dc.subjectColor and identity - packagingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Carla.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePackaging design.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Carla. Design de embalagens. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-281-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35176pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESIGN DE EMBALAGENS - E-BOOK EDUFCG 2024.pdfDesign de embalagens. - E-book Edufcg 20241.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.