Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
Title: Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.
Other Titles: A light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Albério Campos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Jose Otavio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTENEGRO, Jose Benjamin.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA, Bel. Giscard.
Keywords: Ensino e História da Índia;Ensino de História da China;Livro didático e História do oriente;Cultura oriental;Programa Nacional do Livro Didático;Análise de livro didático;Didática da História;Questão oriental - ensino de História;Teaching and History of India;Teaching Chinese History;Textbook and History of the East;Oriental culture;National Textbook Program;Textbook analysis;History Didactics;Eastern question - History teaching
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.
Keywords: Ensino e História da Índia
Ensino de História da China
Livro didático e História do oriente
Cultura oriental
Programa Nacional do Livro Didático
Análise de livro didático
Didática da História
Questão oriental - ensino de História
Teaching and History of India
Teaching Chinese History
Textbook and History of the East
Oriental culture
National Textbook Program
Textbook analysis
History Didactics
Eastern question - History teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBÉRIO CAMPOS DE ARAÚJO - TCC BACH. HISTÓRIA CH 2007..pdfAlbério Campos de Araújo - TCC Bach. História CH 20073.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.