Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35184
Title: A cultura popular nos livros didáticos de História do ensino fundamental (8ª série/2004-2005).
Other Titles: Popular culture in elementary school History textbooks (8th grade/2004-2005).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabíola Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Maria Liége Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Herry Charriery da Costa.
Keywords: Livros didáticos de História;Análise de livros didáticos;Cultura popular nos livros didáticos;Representação da cultura popular - livros didáticos;Ensino de História;History textbooks;Textbook analysis;Popular culture in textbooks;Representation of popular culture - textbooks;Teaching History
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabíola Soares. A cultura popular nos livros didáticos de História do ensino fundamental (8ª série/2004-2005). 2006. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35184
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia trata-se da analise da cultura popular nos livros didáticos de Historia do Ensino Fundamental da 8ª serie. Tem como objetivo realizar uma breve discussão teórica em torno da cultura popular e suas representações nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental (8ª série). Tendo em vista que no decorrer do tempo predomina uma serie de conceituações e definições convergentes sobre a temática. E isso muitas vezes tem gerado discussões preconceituosos a respeito da cultura popular, resolvemos então, realizar nossa pesquisa usando autores culturais como também autores que trabalham com a problemática dos livros didáticos. A nossa pesquisa vem exatamente analisar a cultura popular nos didáticos, por ser estes um dos recursos didáticos mais utilizados pelos professores, sobretudo, das escolas publicas que muitas só contam com esse recurso didático, além de predominar ai, um grande numero de alunos advindo das classes populares. E por ser o livro didático um produtor do saber histórico e constituinte de narrativas que muitas vezes instituem lugares, valores e identidades a homens mulheres e as coisas de uma forma em geral e que analisaremos qual o lugar ou qual a representação que os mesmos vem fazendo da cultura popular.
Keywords: Livros didáticos de História
Análise de livros didáticos
Cultura popular nos livros didáticos
Representação da cultura popular - livros didáticos
Ensino de História
History textbooks
Textbook analysis
Popular culture in textbooks
Representation of popular culture - textbooks
Teaching History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35184
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA SOARES OLIVEIRA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2006..pdfFabíola Soares Oliveira - TCC Lic. História CH 20063.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.