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Title: Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.
Other Titles: Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Irailde Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Eronildes Câmara.
Keywords: Sexualidade infantil;Ambiente escolar - sexualidade infantil;Infância e sexualidade - ambiente escolar;Educação sexual;Criança e sexualidade;Disciplina da sexualidade infantil;Poder disciplinar - sexualidade infantil;Child sexuality;School environment - child sexuality;Childhood and sexuality - school environment;Sex education;Child and sexuality;Discipline of child sexuality;Disciplinary power - child sexuality
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.
Keywords: Sexualidade infantil
Ambiente escolar - sexualidade infantil
Infância e sexualidade - ambiente escolar
Educação sexual
Criança e sexualidade
Disciplina da sexualidade infantil
Poder disciplinar - sexualidade infantil
Child sexuality
School environment - child sexuality
Childhood and sexuality - school environment
Sex education
Child and sexuality
Discipline of child sexuality
Disciplinary power - child sexuality
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
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