Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, I. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Eronildes Câmara.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187-
dc.date.accessioned2024-03-22T22:02:48Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2024-03-22T22:02:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectAmbiente escolar - sexualidade infantilpt_BR
dc.subjectInfância e sexualidade - ambiente escolarpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectCriança e sexualidadept_BR
dc.subjectDisciplina da sexualidade infantilpt_BR
dc.subjectPoder disciplinar - sexualidade infantilpt_BR
dc.subjectChild sexualitypt_BR
dc.subjectSchool environment - child sexualitypt_BR
dc.subjectChildhood and sexuality - school environmentpt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectChild and sexualitypt_BR
dc.subjectDiscipline of child sexualitypt_BR
dc.subjectDisciplinary power - child sexualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Irailde Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTouching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRAILDE DIAS GONÇALVES - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdf Irailde Dias Gonçalves - TCC Lic. História CH 20073.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.