Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192
Title: Fracasso escolar existe?
Other Titles: Does school failure exist?
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DONATO, Eronides Câmara.
Keywords: Fracasso escolar;Discurso do fracasso escolar;Espaço escolar;Prática de ensino;School failure;School failure speech;School space;Teaching practice
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos. Fracasso escolar existe? 2002. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192
???metadata.dc.description.resumo???: O tema discutido nesta monografia é o "fracasso escolar". Discutirei as narrativas que o saber científico para explicar tal fracasso. refletindo as intencionalidades deste discurso para explicar o "fracasso escolar". Esta monografia é constituída de quatro capítulos. O primeiro tem como título, "reflexão da minha vida acadêmica". Nele se encontram narrativas da minha vida profissional e acadêmica durante os cinco anos nesta instituição. Estarei relatando minhas experiências em sala de aula, e mencionando as contribuições que algumas disciplinas deram, para que minha trajetória como educadora fosse repensada. O segundo capítulo contém as narrativas que o saber psicopedagógico construiu para explicar o dito "fracasso escolar", e as reflexões do pensamento pós moderno sobre essas narrativas. O terceiro capítulos é constituído de duas entrevistas nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira fase, em que foi refletido o espaço escolar como lugar de poder. No primeiro momento realizei a descrição do espaço físico, percebendo o espaço escolar como lugar de "disciplina". No segundo momento realizei entrevistas com o corpo docente, refletindo o poder que têm a linguagem para excluir. E finalmente, o quarto capítulo relato minha experiência na prática de ensino, fazendo menção da experiência de trabalhar com eixos temáticos.
Keywords: Fracasso escolar
Discurso do fracasso escolar
Espaço escolar
Prática de ensino
School failure
School failure speech
School space
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CÍCERA VENÂNCIO DOS SANTOS - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfMaria Cícera Venâncio dos Santos - TCC Lic. em História CH 20025.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.