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Title: Avaliação estrutural e funcional de um pavimento rígido em via urbana do Recife - estudo de correlações.
Other Titles: Structural and functional evaluation of a rigid pavement in urban road of Recife - study of correlations.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA FILHO, José Orlando.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Francisco Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Heber Carlos.
Keywords: Estrutura de concreto armado;Reinforced concrete structure;Estructura de hormigón armado;Pavimentação;Pavimentación;Paving;Vias públicas;Public roads;Carreteras públicas;Tráfego;Tráfico;Traffic;Pavimento de concreto;Concrete floor;Piso de concreto
Issue Date: 22-Mar-1994
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA FILHO, José Orlando. Avaliação estrutural e funcional de um pavimento rígido em via urbana do Recife - estudo de correlações. 1994. 429f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1994. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3520
???metadata.dc.description.resumo???: Um estudo experimental objetivando a avaliação estrutural e funcional de um pavimento rígido, incluindo a investigação de possíveis correlações entre os resultados dos principais ensaios utilizados, foi realizado em importante corredor de tráfego da cidade do Recife. Esse corredor, com 5 Km de extensão e duas pistas com 3 faixas de tráfego cada, pavimentado em placas de concreto de cimento portland sobre sub-base de material arenosiltoso assente sobre subleito natural em areia fina, foi aberto ao tráfego há 15 anos e apresenta um volume médio diário de 19.000 veículos por pista. Os ensaios "in situ" compreenderam, entre outros, prova de carga sobre placas, CBR e pressiométricos no canteiro central, aos níveis sub-base e do subleito e ensaios esclerométricos nas placas de concreto do revestimento. Amostras de solos das referidas camadas foram coletadas e testemunhos das placas foram extraídos para ensaios em laboratório. Ensaios dinâmicos "in situ" com o "falling weight deflectometer" (FWD) foram também realizados. Constatou-se, entre outros parâmetros analisados um aumento de 23% na resistência à compressão do concreto ao longo desses 15 anos. Mostrou-se que o pavimento atendia às ações do tráfego que suportava, pelos critérios de "erosão" e "fadiga" da Portland Cement Association. P e l o "índice de condição do pavimento ", desenvolvido pelo U. S. Army Construction Engineering Research Laboratory, e adotado pelo DNER, o pavimento foi classificado como " muito bom". A partir de inter-relações e comparações com parâmetros de referência da literatura, chegou-se a um conjunto de indicadores da compatibilidade e fidedignidade dos resultados. Confirmou -se a utilidade dos ensaios esclerométricos e ultra-sônicos na verificação da homogeneidade do concreto, servindo o último também para avaliação das propriedades elásticas. Mostrou-se ao mesmo tempo as vantagens do "FWD", dadas à rapidez e ao volume de informações que propicia. Com base em correlações entre resultados de diversos ensaios, comprovou-se aviabilidade da utilização dos resultados do ensaio CBR " in situ " e do ensaio pressiométrico na avaliação do módulo de reação, de forma mais rápida e menos dispendiosa, do que pelo ensaio de prova de carga sobre placas, originalmente utilizado.
Abstract: An experimental study aimed at the structural and functional evaluation of a rigid pavement, including the investigation of possible correlations between the results of the main tests used, was carried out in an important traffic corridor in the city of Recife. This corridor, with a length of 5 km and two lanes with 3 traffic lanes each, paved in concrete slabs of portland cement on sub-base of arenosiltoso material resting on a natural sandstone sublime, was opened to traffic for 15 years and presents an average daily volume of 19,000 vehicles per track. The "in situ" tests included, among others, load test on plates, CBR and pressiométricos in the central bed, the sub-base levels and the subgrade and sclerometric tests in the concrete plates of the coating. Soil samples from said layers were collected and the plates were extracted for laboratory testing. Dynamic in situ tests with the falling weight deflectometer (FWD) were also performed. It was found, among other parameters analyzed, a 23% increase in the compressive strength of concrete during these 15 years. The pavement was shown to be responsive to the traffic actions it underwent, according to the "erosion" and "fatigue" criteria of the Portland Cement Association. The pavement condition index, developed by the U.S. Army Construction Engineering Research Laboratory, and adopted by the DNER, was rated "very good". From interrelationships and comparisons with reference parameters in the literature, a set of indicators of the compatibility and reliability of the results was reached. The usefulness of the sclerometric and ultrasonic tests was confirmed in the verification of the homogeneity of the concrete, the latter also being used to evaluate the elastic properties. At the same time the advantages of "FWD" have been shown, given the speed and volume of information it provides. On the basis of correlations between results of several tests, the feasibility of using the results of the CBR "in situ" test and the pressure test was evaluated in the evaluation of the reaction module, in a faster and less expensive way, than in the test test of load on plates, originally used.
Keywords: Estrutura de concreto armado
Reinforced concrete structure
Estructura de hormigón armado
Pavimentação
Pavimentación
Paving
Vias públicas
Public roads
Carreteras públicas
Tráfego
Tráfico
Traffic
Pavimento de concreto
Concrete floor
Piso de concreto
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3520
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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JOSÉ ORLANDO VIEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO PPGECA 1993.pdfJosé Orlando Vieira Filho Dissertação - PPGECA 199461.17 MBAdobe PDFView/Open


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