Grupo de Trabalho 16: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 16:

Maria Liège Freitas Ferreira - UFCG

Emanuel Oliveira Braga - UPHAN-UFPE

Na atualidade, uma das questões cruciais para a valorização das diferentes identidades e etnicidades é o despetar para pesquisas sobre a memória, história e recuperação dos elementos culturais dos grupos que vivenciam suas experiências em diferentes sociedades e se perpetuam no tempo através do que denominamos de Patrimônio Cultural seja material ou imaterial. Este grupo de trabalho abre um espaço de discussões sobre as experiências de pesquisas e ações que envolvem o patrimônio cultural e a educação patrimonial que são também fontes para a escrita da história local e regional. Queremos receber propostas de trabalhos que possibilitem abrir discussões sobre memória, patrimônio cultural e educação patrimonial dialogando de forma interdisciplinar com pesquisadores dos campos da antropologia, educação, arquitetura, letras, geografia e demais ciências que contribuem para a escrita de histórias étnica, comunitária, local, regional assim como os que também atuam no campo da educação patrimonial.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7
Issue DateTitleAuthor(s)
2019Museu Vivo do Nordeste: uma riqueza cultural no fundo do quintal.SOUZA, Francinilda Rufino de.
2019Itabaiana: uma análise dos efeitos da carência de conscientização patrimonial como ameaça à memória edificada.PEREIRA, Charles Andrade.; RÉGIS, Nycole de Araujo.
2019Educação patrimonial e lugares de memória no bairro José Pinheiro em Campina Grande - Paraíba.CARVALHO, Erik Carlos Monte de.; SOUSA, Yona Kaluaná Ferreira de.
2019Patrimônio e identidade: a conservação histórica da cidade de Goiana-PE através do memorialista Luís Gomes.ALC NTARA, Matheus Henrique da Silva.; GONDIM, Vitória Olimpia Albertini.
2019A manutenção da tradição carnavalesca do Bairro de José Pinheiro e sua importância para o patrimônio imaterial da cidade: um estudo sobre a Escola de Samba Bambas do Ritmo.LIMA, Luísa Nunes Mendonça de.; LIMA NETO, José Acácio Pessoa de.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
2019A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino.SOUZA, Beatriz Macedo de.; SILVA, Anderson Ramon Milanez da.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
2019A criação do sistema carcerário pernambucano e suas implicações na ressignificação do patrimônio histórico do estado.NOGUEIRA, Romero da Silva.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7