Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Title: Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
Other Titles: Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000).
???metadata.dc.creator???: MELO, Wanderléia Dias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Eronildes Câmara.
Keywords: Feminino - representação - livro didático;Livro didático de História - mulheres;Análise de livro didático de História;Ensino de História;Mulheres - representação no livro didático;Identidades;Figura feminina - livros didáticos de História;Female - representation - textbook;History textbook - women;History textbook analysis;Teaching History;Women - representation in the textbook;Identities;Female figure - History textbooks
Issue Date: Oct-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
???metadata.dc.description.resumo???: A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.
Keywords: Feminino - representação - livro didático
Livro didático de História - mulheres
Análise de livro didático de História
Ensino de História
Mulheres - representação no livro didático
Identidades
Figura feminina - livros didáticos de História
Female - representation - textbook
History textbook - women
History textbook analysis
Teaching History
Women - representation in the textbook
Identities
Female figure - History textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERLÉIA DIAS DE MELO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdfWanderléia Dias de Melo - TCC Lic. História CH 20074.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.