Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, W. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, A. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Eronildes Câmara.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoA referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleInscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).pt_BR
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202-
dc.date.accessioned2024-03-25T15:12:03Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T15:12:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFeminino - representação - livro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático de História - mulherespt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMulheres - representação no livro didáticopt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectFigura feminina - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectFemale - representation - textbookpt_BR
dc.subjectHistory textbook - womenpt_BR
dc.subjectHistory textbook analysispt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectWomen - representation in the textbookpt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectFemale figure - History textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Wanderléia Dias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000).pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERLÉIA DIAS DE MELO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdfWanderléia Dias de Melo - TCC Lic. História CH 20074.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.