Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
Title: A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história.
Other Titles: The history of playing and learning through play: a practice in teaching history.
???metadata.dc.creator???: BORGES, Rafael Coppi.
Keywords: Ensino de História;Ludismo e ensino de História;Lúdico - ensino de História;Brincadeiras e ensino de História;Aprender brincando - ensino de História;Aprendizado lúdico;Prêmio Mestres da Educação 2014 - Projeto;Projeto A História do Brincar e o Aprender Brincando;Teaching History;Ludism and History teaching;Playful - History teaching;Games and teaching History;Learning through play - teaching History;Playful learning;Masters of Education Award 2014 - Project;Project The History of Play and Learning through Play
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BORGES, Rafael Coppi. A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 583-606. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
???metadata.dc.description.resumo???: A história se constrói nas relações humanas, ou seja, em todos os aspectos da vivência dos seres humanos a teia da história é tecida, o que significa dizer que não há história sem o homem (gênero humano) como também não existe homem sem história. Nesse contexto, o brincar e tudo que está relacionado com ele como brincadeiras e brinquedos, são percebidos como construtos histórico-culturais que, como tantos outros são passiveis de mudanças, descontinuidades ou permanências. Muitas brincadeiras e brinquedos que foram criados por civilizações muito antigas permanecem em uso até os dias atuais, é certo que, na maioria das vezes, com algumas modificações, enquanto outras dessas brincadeiras e brinquedos simplesmente desapareceram. Outro aspecto a ser analisado é o caráter pedagógico que muitos brinquedos e brincadeiras carregam e de forma sutil cumprem ou cumpriram a tarefa de inculcar nas jovens mentes muitos valores, usos, costumes e atitudes estabelecidos em uma sociedade. Observando o comportamento dos alunos de uma turma do 6º ano, nos intervalos de recreação, percebi que as brincadeiras desenvolvidas por eles eram diferentes das que eu e meus colegas costumávamos brincar quando tínhamos a mesma idade que eles têm hoje (cerca de 11 anos de idade), vi nesse fato, uma boa oportunidade de leva-los a compreender as mudanças e permanências que fazem parte da história/cultura, em um simples ato de brincar pode estar presente elemento material e/ou imaterial da cultura e é justamente o processo de descontinuidades/permanências sofridas por estes elementos que denominamos de “história”. Reconhecer-se como agente histórico, é sem dúvida muito importante para que o educando valorize e envolva-se cada vez mais nos estudos da disciplina escolar “História”. O brincar nos parece ter um grande contributo a dar aos professores e principalmente aos estudantes, no que se refere à facilitação da aprendizagem. Aqui, analisaremos a aplicação do Projeto “A história do brincar e o aprender brincando” realizado com a referida turma do 6º ano, e premiado com o “Prêmio Mestres da Educação” oferecido pelo Governo da Paraíba na edição de 2014.
Keywords: Ensino de História
Ludismo e ensino de História
Lúdico - ensino de História
Brincadeiras e ensino de História
Aprender brincando - ensino de História
Aprendizado lúdico
Prêmio Mestres da Educação 2014 - Projeto
Projeto A História do Brincar e o Aprender Brincando
Teaching History
Ludism and History teaching
Playful - History teaching
Games and teaching History
Learning through play - teaching History
Playful learning
Masters of Education Award 2014 - Project
Project The History of Play and Learning through Play
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA DO BRINCAR E O APRENDER - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdfA história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 20191 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.