Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA história se constrói nas relações humanas, ou seja, em todos os aspectos da vivência dos seres humanos a teia da história é tecida, o que significa dizer que não há história sem o homem (gênero humano) como também não existe homem sem história. Nesse contexto, o brincar e tudo que está relacionado com ele como brincadeiras e brinquedos, são percebidos como construtos histórico-culturais que, como tantos outros são passiveis de mudanças, descontinuidades ou permanências. Muitas brincadeiras e brinquedos que foram criados por civilizações muito antigas permanecem em uso até os dias atuais, é certo que, na maioria das vezes, com algumas modificações, enquanto outras dessas brincadeiras e brinquedos simplesmente desapareceram. Outro aspecto a ser analisado é o caráter pedagógico que muitos brinquedos e brincadeiras carregam e de forma sutil cumprem ou cumpriram a tarefa de inculcar nas jovens mentes muitos valores, usos, costumes e atitudes estabelecidos em uma sociedade. Observando o comportamento dos alunos de uma turma do 6º ano, nos intervalos de recreação, percebi que as brincadeiras desenvolvidas por eles eram diferentes das que eu e meus colegas costumávamos brincar quando tínhamos a mesma idade que eles têm hoje (cerca de 11 anos de idade), vi nesse fato, uma boa oportunidade de leva-los a compreender as mudanças e permanências que fazem parte da história/cultura, em um simples ato de brincar pode estar presente elemento material e/ou imaterial da cultura e é justamente o processo de descontinuidades/permanências sofridas por estes elementos que denominamos de “história”. Reconhecer-se como agente histórico, é sem dúvida muito importante para que o educando valorize e envolva-se cada vez mais nos estudos da disciplina escolar “História”. O brincar nos parece ter um grande contributo a dar aos professores e principalmente aos estudantes, no que se refere à facilitação da aprendizagem. Aqui, analisaremos a aplicação do Projeto “A história do brincar e o aprender brincando” realizado com a referida turma do 6º ano, e premiado com o “Prêmio Mestres da Educação” oferecido pelo Governo da Paraíba na edição de 2014.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:41:39Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T17:41:39Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLudismo e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectLúdico - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectBrincadeiras e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectAprender brincando - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectAprendizado lúdicopt_BR
dc.subjectPrêmio Mestres da Educação 2014 - Projetopt_BR
dc.subjectProjeto A História do Brincar e o Aprender Brincandopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectLudism and History teachingpt_BR
dc.subjectPlayful - History teachingpt_BR
dc.subjectGames and teaching Historypt_BR
dc.subjectLearning through play - teaching Historypt_BR
dc.subjectPlayful learningpt_BR
dc.subjectMasters of Education Award 2014 - Projectpt_BR
dc.subjectProject The History of Play and Learning through Playpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES, Rafael Coppi.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history of playing and learning through play: a practice in teaching history.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Rafael Coppi. A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 583-606. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA DO BRINCAR E O APRENDER - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdfA história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 20191 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.