Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A história se constrói nas relações humanas, ou seja, em todos os aspectos da vivência dos seres humanos a teia da história é tecida, o que significa dizer que não há história sem o homem (gênero humano) como também não existe homem sem história. Nesse contexto, o brincar e tudo que está relacionado com ele como brincadeiras e brinquedos, são percebidos como construtos histórico-culturais que, como tantos outros são passiveis de mudanças, descontinuidades ou permanências. Muitas brincadeiras e brinquedos que foram criados por civilizações muito antigas permanecem em uso até os dias atuais, é certo que, na maioria das vezes, com algumas modificações, enquanto outras dessas brincadeiras e brinquedos simplesmente desapareceram. Outro aspecto a ser analisado é o caráter pedagógico que muitos brinquedos e brincadeiras carregam e de forma sutil cumprem ou cumpriram a tarefa de inculcar nas jovens mentes muitos valores, usos, costumes e atitudes estabelecidos em uma sociedade. Observando o comportamento dos alunos de uma turma do 6º ano, nos intervalos de recreação, percebi que as brincadeiras desenvolvidas por eles eram diferentes das que eu e meus colegas costumávamos brincar quando tínhamos a mesma idade que eles têm hoje (cerca de 11 anos de idade), vi nesse fato, uma boa oportunidade de leva-los a compreender as mudanças e permanências que fazem parte da história/cultura, em um simples ato de brincar pode estar presente elemento material e/ou imaterial da cultura e é justamente o processo de descontinuidades/permanências sofridas por estes elementos que denominamos de “história”. Reconhecer-se como agente histórico, é sem dúvida muito importante para que o educando valorize e envolva-se cada vez mais nos estudos da disciplina escolar “História”. O brincar nos parece ter um grande contributo a dar aos professores e principalmente aos estudantes, no que se refere à facilitação da aprendizagem. Aqui, analisaremos a aplicação do Projeto “A história do brincar e o aprender brincando” realizado com a referida turma do 6º ano, e premiado com o “Prêmio Mestres da Educação” oferecido pelo Governo da Paraíba na edição de 2014. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:41:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25 | - |
dc.date.available | 2024-03-25T17:41:39Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ludismo e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Aprender brincando - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado lúdico | pt_BR |
dc.subject | Prêmio Mestres da Educação 2014 - Projeto | pt_BR |
dc.subject | Projeto A História do Brincar e o Aprender Brincando | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Ludism and History teaching | pt_BR |
dc.subject | Playful - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Games and teaching History | pt_BR |
dc.subject | Learning through play - teaching History | pt_BR |
dc.subject | Playful learning | pt_BR |
dc.subject | Masters of Education Award 2014 - Project | pt_BR |
dc.subject | Project The History of Play and Learning through Play | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BORGES, Rafael Coppi. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The history of playing and learning through play: a practice in teaching history. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BORGES, Rafael Coppi. A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 583-606. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35207 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A HISTÓRIA DO BRINCAR E O APRENDER - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdf | A história do brincar e o aprender brincando: uma prática no ensino de história. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019 | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.