Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35209
Title: A sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964).
Other Titles: The Student Support Society of Remígio-PB and the new experience of cultural and educational practices in the city (1958-1964).
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Tatiane Santos de.
Keywords: Remígio - PB - práticas culturais e educativas 1958-1964;Sociedade de Amparo ao Estudante de Remígio - PB;História cultural - Remígio - PB;História local - Remígio - PB;Relatos orais;Memória;Remígio - PB - cultural and educational practices 1958-1964;Student Support Society of Remígio - PB;Cultural history - Remígio - PB;Local history - Remígio - PB;Oral reports;Memory
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Tatiane Santos de. A sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 548-558. ISSN: 2176 4514. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: A história cultural das práticas educativas propicia o estudo de variadas fontes, apresentando reflexões teórico metodológicas que possibilitam a construção de olhares múltiplos. Neste sentido, o presente artigo tem a inquietude de tornar possível um olhar sobre as práticas educativas realizadas no interior da Sociedade de Amparo ao Estudante de Remígio- S.A.E.R., uma instituição filantrópica, destacando a inserção do espaço destinado a produção e incentivo à educação na cidade de Remígio, localizada no interior do estado da Paraíba. Destacamos o surgimento dessa instituição como espaço de sociabilidade e construção de identidades, na formação de crianças e jovens e na busca do desenvolvimento da cidade. Assim, percorremos as práticas socioculturais que ocorriam, destacando as condutas educacionais, bem como os meios festivos, e como era o incentivo proposto pela classe de sócios ao amparar os estudantes, apresentando o perfil dos alunos, o fardamento, as fichas de identificação de cada aluno e os cursos oferecidos. Utilizamos fontes documentais, fontes impressas e fontes de relatos orais de memória, com a finalidade de analisar a instituição como veículo de educação, considerando suas potencialidades para o desenvolvimento social e cultural dos indivíduos da cidade. Este novo espaço de sociabilidade implica a busca por novas formas de se viver, tendo um importante papel na construção de uma nova sociedade, principalmente pelo apoio aos estudantes e o incentivo a educação e a cidade, que nesse contexto, torna-se o lugar mais apropriado para que práticas referentes ao lazer e a educação possa se desenvolver e onde a produção cultural pode ser estimulada.
Keywords: Remígio - PB - práticas culturais e educativas 1958-1964
Sociedade de Amparo ao Estudante de Remígio - PB
História cultural - Remígio - PB
História local - Remígio - PB
Relatos orais
Memória
Remígio - PB - cultural and educational practices 1958-1964
Student Support Society of Remígio - PB
Cultural history - Remígio - PB
Local history - Remígio - PB
Oral reports
Memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35209
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A SOCIEDADE DE AMPARO AO ESTUDANTE- III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdfA sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964). III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019363.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.