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dc.description.resumoA história cultural das práticas educativas propicia o estudo de variadas fontes, apresentando reflexões teórico metodológicas que possibilitam a construção de olhares múltiplos. Neste sentido, o presente artigo tem a inquietude de tornar possível um olhar sobre as práticas educativas realizadas no interior da Sociedade de Amparo ao Estudante de Remígio- S.A.E.R., uma instituição filantrópica, destacando a inserção do espaço destinado a produção e incentivo à educação na cidade de Remígio, localizada no interior do estado da Paraíba. Destacamos o surgimento dessa instituição como espaço de sociabilidade e construção de identidades, na formação de crianças e jovens e na busca do desenvolvimento da cidade. Assim, percorremos as práticas socioculturais que ocorriam, destacando as condutas educacionais, bem como os meios festivos, e como era o incentivo proposto pela classe de sócios ao amparar os estudantes, apresentando o perfil dos alunos, o fardamento, as fichas de identificação de cada aluno e os cursos oferecidos. Utilizamos fontes documentais, fontes impressas e fontes de relatos orais de memória, com a finalidade de analisar a instituição como veículo de educação, considerando suas potencialidades para o desenvolvimento social e cultural dos indivíduos da cidade. Este novo espaço de sociabilidade implica a busca por novas formas de se viver, tendo um importante papel na construção de uma nova sociedade, principalmente pelo apoio aos estudantes e o incentivo a educação e a cidade, que nesse contexto, torna-se o lugar mais apropriado para que práticas referentes ao lazer e a educação possa se desenvolver e onde a produção cultural pode ser estimulada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35209-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:45:22Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T17:45:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRemígio - PB - práticas culturais e educativas 1958-1964pt_BR
dc.subjectSociedade de Amparo ao Estudante de Remígio - PBpt_BR
dc.subjectHistória cultural - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectHistória local - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectRelatos oraispt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRemígio - PB - cultural and educational practices 1958-1964pt_BR
dc.subjectStudent Support Society of Remígio - PBpt_BR
dc.subjectCultural history - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectLocal history - Remígio - PBpt_BR
dc.subjectOral reportspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Tatiane Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Student Support Society of Remígio-PB and the new experience of cultural and educational practices in the city (1958-1964).pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Tatiane Santos de. A sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 548-558. ISSN: 2176 4514. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

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A SOCIEDADE DE AMPARO AO ESTUDANTE- III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 8 2019.pdfA sociedade de Amparo ao estudante de Remígio-PB e a nova experiência de práticas culturais e educativas na cidade (1958-1964). III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019363.79 kBAdobe PDFView/Open


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