Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleAs práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210-
dc.date.accessioned2024-03-25T17:46:40Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T17:46:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDança e corpopt_BR
dc.subjectPráticas educativas da dançapt_BR
dc.subjectDança e educaçãopt_BR
dc.subjectDançaterapiapt_BR
dc.subjectLinguagem corporal - dançapt_BR
dc.subjectMaria Fux - Dançaterapiapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso - Foucaultpt_BR
dc.subjectCartas - análisept_BR
dc.subjectRelatos de experiência em cartas - Dançaterapiapt_BR
dc.subjectCarta como fonte históricapt_BR
dc.subjectDance and bodypt_BR
dc.subjectDance educational practicespt_BR
dc.subjectDance and educationpt_BR
dc.subjectDance therapypt_BR
dc.subjectBody language - dancept_BR
dc.subjectMaria Fux - Dance Therapypt_BR
dc.subjectDiscourse analysis - Foucaultpt_BR
dc.subjectLetters - analysispt_BR
dc.subjectExperience reports in letters - Dancetherapypt_BR
dc.subjectLetter as a historical sourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Eulina Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA DANÇA- III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdfAs práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019385.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.