Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
Title: Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa.
Other Titles: Educational practices: the school and its research sources.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima.
Keywords: História cultural;Práticas educativas;Fontes históricas;Práticas escolares;Cultura escolar;Espaço escolar e cultura;Escola e pesquisa histórica cultural;Fotografias escolares;Testemunhos orais;Cultural history;Educational practices;Historical sources;School practices;School culture;School space and culture;School and cultural historical research;School photographs;Oral testimonies
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 538-547. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
???metadata.dc.description.resumo???: O referido artigo apresenta a importância da escola, enquanto objeto de pesquisa no campo da História Cultural nestas últimas décadas do século XX, trazendo a escola como espaço rico em práticas educativas que vão muito além dos conteúdos estudados em sala de aula e que se configura em um espaço produtor de cultura e não somente em lugar ao qual foi construído para um fim predestinado. Mostra que a escola não é neutra. A escola é possuidora de práticas que são constituídas por rituais, símbolos e objetos culturais, onde há uma reestruturação dos sujeitos, tornando a escola em um lugar além do visível, mas do tamanho do pensamento e é intencionalmente um lugar de cultura desenvolvido em um ambiente interativo, dinâmico e plural. Contudo diferencia os conceitos de "lugar" e "espaço". Onde o primeiro é a escola enquanto prédio físico e com sua finalidade de ensino/aprendizagem e o espaço são os "fazeres" que oferecem outra dimensão a escola, sinalizando-a como objeto de pesquisa para o historiador da cultura. Apresenta a importância das fontes como um lugar que necessita de um olhar criterioso do pesquisador, podendo ser os trabalhos realizados por alunos, fotografias e testemunhos orais coletados. Este artigo dialoga com: José D'Assunção Barros, Fabianny Silva, Antônio Torres Montenegro, Viñao Frago, Augustín Escolano, Diana Vidal, Michel de Certeau entre outros. É através destes diálogos que permitiremos ver a importância que a escola tem para a pesquisa em História Cultural e que revela um outro significado que a coloca para além da qual ela foi projetada. É sobre o espaço de produção de cultura, de memória e de História que se desenvolve este texto. Contudo trago o exemplo de práticas educativas da escola à qual leciono há mais de uma década, mostrando como a escola é um mundo plural e não um continente isolado como muitos imaginam, a partir de suas fontes que são fotografias já em mãos e em processo de análise.
Keywords: História cultural
Práticas educativas
Fontes históricas
Práticas escolares
Cultura escolar
Espaço escolar e cultura
Escola e pesquisa histórica cultural
Fotografias escolares
Testemunhos orais
Cultural history
Educational practices
Historical sources
School practices
School culture
School space and culture
School and cultural historical research
School photographs
Oral testimonies
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS EDUCATIVAS - A ESCOLA E SUAS FONTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdfPráticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019368.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.