Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225
Title: História temática: uma nova abordagem no ensino de História.
Other Titles: Thematic history: a new approach to teaching History.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DONATO, Eronides Câmara
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: História temática;Ensino de História;Livro didático de História;Análise de livro didático - História;Thematic story;Teaching History;History textbook;Textbook analysis - History
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. História temática: uma nova abordagem no ensino de História. 2008. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225
???metadata.dc.description.resumo???: A partir de meados do século XX foram verificadas sensíveis mudanças no fazer historiográfico, principalmente com as contribuições do grupo francês da Escola dos Annales. Objetivamos neste trabalho apresentar os reflexos dessas modificações da historiografia no ensino de História, mostrando que teoria e pratica estão imbricadas. Nossa proposta e refletir sobre a História Temática, uma das novas abordagens metodológicas para o ensino de Historia, em três momentos. No primeiro deles procuramos tragar algumas considerações teóricas sobre as mudanças ocorridas na historiografia, buscando analisar como estas se refletem na pratica de ensino. Em seguida, não esquecendo a importância dos livros didáticos, que são um dos instrumentos mais utilizados no cotidiano escolar, analisamos exemplares editados nas ultimas duas décadas - 1990 e 2000 - a fim de verificarmos se na historiografia didática estão sendo inseridas as inovações teórico-metodológicas da História, bem como tecendo reflexões quanto aos usos desse material didático pelos historiadores-professores. Por fim, diante das dificuldades no oficio dos historiadores-professores - como falta de subsídios e carga horaria excessiva - pensamos em apresentar uma proposta de ensino temático de Historia, mostrando como esta pode ser feita e os recursos metodológicos que podem ser utilizados.
Keywords: História temática
Ensino de História
Livro didático de História
Análise de livro didático - História
Thematic story
Teaching History
History textbook
Textbook analysis - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE MICHELINE SOUZA GAMA RODRIGUES - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2008..pdfAnne Micheline Souza Gama Rodrigues - TCC Lic. História CH 20085.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.