Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. M. S. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, A. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281006839381741pt_BR
dc.contributor.referee1DONATO, Eronides Câmara-
dc.contributor.referee1IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.description.resumoA partir de meados do século XX foram verificadas sensíveis mudanças no fazer historiográfico, principalmente com as contribuições do grupo francês da Escola dos Annales. Objetivamos neste trabalho apresentar os reflexos dessas modificações da historiografia no ensino de História, mostrando que teoria e pratica estão imbricadas. Nossa proposta e refletir sobre a História Temática, uma das novas abordagens metodológicas para o ensino de Historia, em três momentos. No primeiro deles procuramos tragar algumas considerações teóricas sobre as mudanças ocorridas na historiografia, buscando analisar como estas se refletem na pratica de ensino. Em seguida, não esquecendo a importância dos livros didáticos, que são um dos instrumentos mais utilizados no cotidiano escolar, analisamos exemplares editados nas ultimas duas décadas - 1990 e 2000 - a fim de verificarmos se na historiografia didática estão sendo inseridas as inovações teórico-metodológicas da História, bem como tecendo reflexões quanto aos usos desse material didático pelos historiadores-professores. Por fim, diante das dificuldades no oficio dos historiadores-professores - como falta de subsídios e carga horaria excessiva - pensamos em apresentar uma proposta de ensino temático de Historia, mostrando como esta pode ser feita e os recursos metodológicos que podem ser utilizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleHistória temática: uma nova abordagem no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225-
dc.date.accessioned2024-03-25T21:35:33Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T21:35:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória temáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - Históriapt_BR
dc.subjectThematic storypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThematic history: a new approach to teaching History.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. História temática: uma nova abordagem no ensino de História. 2008. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE MICHELINE SOUZA GAMA RODRIGUES - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2008..pdfAnne Micheline Souza Gama Rodrigues - TCC Lic. História CH 20085.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.