Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232
Title: Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender.
Other Titles: Discourses, plots, subjectivities in teaching and learning.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Silvia Tavares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DONATO, Eronides Câmara.
Keywords: Educação - pensamento pós-estruturalista;Pensamento pós-estruturalista - educação;Ensino de História;Education - post-structuralist thinking;Post-structuralist thought - education;Teaching History
Issue Date: Oct-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Silvia Tavares da. Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender. 2002. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho consiste em um relatório monográfico. Nesse discutirei algumas questões direcionadas as novas dimensões propostas pelo pensamento pós-estruturalista ou pós-moderno na área da educação. Não pretendo aqui defender nenhuma postura teórico-metodológica, mas analisar de forma sucinta as possibilidades e impossibilidades de exercer práticas propostas por esse pensamento pós-crítico fora dos muros da Universidade, mais especificamente nas escolas públicas. O relatório está dividido em três partes que seguem as seguintes discussões: na primeira parte "O ensino de História e seus lugares de saber", faço uma retrospectiva sobre as várias concepções que o ensino de História foi submetido ao longo do tempo até os dias atuais. Na segunda parte, "A prática na prática", discuto um pouco sobre minha prática numa instituição pública procurando mostrar as dificuldades de se exercer algumas posturas metodológicas pensadas por nós dentro da Universidade. Terceira e última parte "Uma nova prática" (?), tento mostrar como foi pensada e desenvolvida uma outra prática de ensino de História permeada por essa concepção pós-estruturalista.
Keywords: Educação - pensamento pós-estruturalista
Pensamento pós-estruturalista - educação
Ensino de História
Education - post-structuralist thinking
Post-structuralist thought - education
Teaching History
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA TAVARES DA SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfSilvia Tavares da Silva - TCC Lic. História CH 20024.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.