Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35237
Title: Ensino de relatividade e a utilização das TDIC’S: catalisando experiências didáticas usando o software Pixton no Ensino Médio.
Other Titles: Teaching relativity and the use of TDIC’S: catalyzing teaching experiences using Pixton software in high school.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Aline de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA , Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Maria da.
Keywords: Ensino de Física;Relatividade;Metodologias ativas;Letramento científico;Ensino médio - inserção da física moderna;Software Pixton;Teaching Physics;Relativity;Metodologias ativas;Scientific literacy;High school - insertion of modern physics;Pixton Software
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Aline de Sousa. Ensino de relatividade e a utilização das TDIC’S: catalisando experiências didáticas usando o software Pixton no Ensino Médio. 2023. 180f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Os conteúdos da Física Moderna e Contemporânea continuam sendo negligenciados e excluídos das abordagens de alguns docentes em exercício no Ensino Médio. Mesmo com advento das tecnologias digitais presentes em nosso cotidiano, a abordagem dos seus recursos enquanto ferramentas didáticas continuam escassas nas propostas educacionais. Diante desse quadro, esta pesquisa buscou, explorar a plataforma digital Pixton, através da produção de tirinhas no contexto do ensino da Relatividade, enquanto material potencialmente significativo para a aprendizagem dos/as estudantes do Ensino Médio. Para tanto, assumo enquanto bases teóricas capitais ao longo do trabalho, os conceitos de método ativo (BACICH;MORAN,2018), aprendizagem significativa(MOREIRA,2001,2011,2012,2018) e Letramento Científico(SASSERON;CARVALHO,2011;SANTOS,2007). Dessa forma, procurei desenvolver uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa acerca da utilização da ferramenta digital Pixton para a elaboração de tirinhas, que tiveram como temáticas principais as Teorias Relativísticas. Para acompanhar tal processo, apliquei questionários (pré-teste e pós-teste), afim avaliar a desempenho, integração e aprofundamento dos(as)discentes com relação a abordagem dos conceitos e aplicações. As tirinhas produzidas foram organizadas por grupos formados pelos(as) estudantes de uma turma da 3° Série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Francisco de Sá Cavalcante, situada na cidade de Paulista - PB. Destarte, o material produzido foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva(MORAESeGALIAZZI,2007, 2011 e 2016), estabelecendo um conjunto de categoriais a partir das vozes dos sujeitos protagonistas desta pesquisa. Os resultados sublinham para uma maior curiosidade e engajamento dos estudantes frente à essa metodologia ativa, instigando à produção textual, o imagético e o pensamento crítico/investigativo, contribuindo para a construção de um ambiente educativo potencialmente significativo para a promoção de novas aprendizagens.
Abstract: The contents of Modern and Contemporary Physics continue to be neglected and excluded from the approaches of some teachers in high school. Even with the advent of digital technologies present in our daily lives, the approach to their resources as teaching tools remains scarce in educational proposals. Given this situation, this research sought to explore the Pixton digital platform, through the production of comic strips in the context of teaching Relativity, as potentially significant material for the learning of high school students. To this end, I assume as capital theoretical bases throughout the work, the concepts of active method (BACICH; MORAN,2018), meaningful learning (MOREIRA,2001,2011,2012,2018) and Scientific Literacy (SASSERON;CARVALHO,2011;SANTOS ,2007). In this way, I sought to develop descriptive research with a qualitative approach about the use of the digital tool Pixton to create comic strips, whose main themes were Relativistic Theories. To monitor this process, I administered questionnaires (pre-test and post-test), in order to evaluate the students' performance, integration and in-depth understanding of the concepts and applications. The strips produced were organized by groups formed by students from a 3rd grade high school class at Escola Cidadã Integral Técnica Francisco de Sá Cavalcante, located in the city of Paulista - PB. Therefore, the material produced was analyzed in the light of Discursive Textual Analysis (MORAESeGALIAZZI,2007, 2011 and 2016), establishing a set of categories based on the voices of the protagonists of this research. The results highlight greater curiosity and engagement among students in this active methodology, encouraging textual production, imagery and critical/investigative thinking, contributing to the construction of a potentially significant educational environment for promoting new learning.
Keywords: Ensino de Física
Relatividade
Metodologias ativas
Letramento científico
Ensino médio - inserção da física moderna
Software Pixton
Teaching Physics
Relativity
Metodologias ativas
Scientific literacy
High school - insertion of modern physics
Pixton Software
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35237
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE DE SOUSA ALVES. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfAline de Sousa Alves. Monografia Física. CFP. 20239.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.