Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
Title: A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica.
Other Titles: Physics in comics: a potential playful resource for teaching of relativity in Basic Education.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Janielio Freitas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA , Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Maria da.
Keywords: Ensino de Física;Alfabetização científica;Aprendizagem significativa;Histórias em quadrinhos-construção;Teoria da Relatividade;Recursos imagéticos;Prática de ensino em Física;Aprendizagem mecânica;Aprendizagem significativa;Teaching Physics;Scientific literacy;Meaningful learning;Comics-construction;Theory of relativity;Imagery resources;Teaching practice in Physics;Rote learning;Meaningful learning
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Janielio Freitas de. A Física nos quadrinhos: um recurso lúdico em potencial para ensino da relatividade na Educação Básica. 2023. 160f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino de Física tem sofrido ao longo do tempo várias mudanças. Tal aspecto dentro desse contexto é fruto de uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar os avanços tecnológicos e sua relação com as novas metodologias ativas de ensino, bem como as diversas possibilidades existentes para a Educação. Uma dentre tantas possibilidades é o uso de recursos imagéticos como Histórias em Quadrinhos como rescurso lúdico em potencial para o ensino. Tal recurso composto de uma linguagem rica em narrativas científicas poderá potencializar nos alunos o entendimento de diversos conceitos, possibilitando uma possível aprendizagem significativa. Desse modo, a presente pesquisa investigou, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada no munícipio de Sousa-PB, como os alunos interpretam os conceitos relacionados a teoria da relatividade, por meio da leitura e construção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, os alunos participaram de atividades envolvendo a leitura de HQs, videos e filmes relacionados com a temática proposta, bem como, elaboraram quadrinhos relacionados com a temática como produto final de um concurso de quadrinhos. Para tanto, a presente pesquisa, do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa (interpretativa) e participante, procurou desenvolver por meio de atividades lúdicas de leitura sobre a referida temática, aspectos capazes de possibilitar não só uma aprendizagem significativa, como também buscar desenvolver nos mesmos uma Alfabetização Cientifica. Os resultados envolvendo as referidas atividades foram apresentadas de forma descritiva por meio do método da análise de conteúdo, os quais, tanto os materiais metodológicos envolvidos na elaboração dos quadrinhos, quanto os registros obtidos por meio das falas dos alunos, foram analisadas e categorizadas, as quais, apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica, como também índicios de uma Aprendizagem Significativa. Concluiu-se que a utilização de recursos imagéticos como histórias em quadrinhos poderão ser fatores em potencial para a aprendizagem, de modo que tais recursos metodológicos, poderão de forma efetiva, desenvolver através de práticas lúdicas nos diferentes contextos educacionais, para o ensino de Física uma aprendizagem significativa.
Abstract: Physics teaching has undergone several changes over time. This aspect within this context is the result of a series of factors, among which we can highlight technological advances and their relationship with new active teaching methodologies, as well as the various possibilities that exist for Education. One of many possibilities is the use of imagery resources such as Comics as a potential playful resource for teaching. This resource, made up of a language rich in scientific narratives, can enhance students' understanding of various concepts, enabling significant learning. Thus, the present research investigated, in a 3rd grade high school class at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, located in the municipality of Sousa-PB, how students interpret concepts related to the theory of relativity, through reading and creating Comics. To this end, students participated in activities involving reading comics, videos and films related to the proposed theme, as well as creating comics related to the theme as the final product of a comics contest. To this end, the present research, of a case study type, of a qualitative (interpretive) and participatory nature, sought to develop, through playful reading activities on the aforementioned theme, aspects capable of enabling not only significant learning, but also seeking to develop in ourselves a Scientific Literacy. The results involving the aforementioned activities were presented in a descriptive way using the content analysis method, in which both the methodological materials involved in the creation of the comics and the records obtained through the students' speeches were analyzed and categorized, the which presented some indicators of Scientific Literacy, as well as signs of Meaningful Learning. It was concluded that the use of imagery resources such as comic books could be potential factors for learning, so that such methodological resources could effectively develop, through playful practices in different educational contexts, for teaching Physics a meaningful learning.
Keywords: Ensino de Física
Alfabetização científica
Aprendizagem significativa
Histórias em quadrinhos-construção
Teoria da Relatividade
Recursos imagéticos
Prática de ensino em Física
Aprendizagem mecânica
Aprendizagem significativa
Teaching Physics
Scientific literacy
Meaningful learning
Comics-construction
Theory of relativity
Imagery resources
Teaching practice in Physics
Rote learning
Meaningful learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35238
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIELIO FREITAS DE SOUSA. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfJanielio Freitas de Sousa. Monografia Física. CFP 2023.13.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.